Março=> Poesia

No azul da décima nona manhã de Março a figura de Narciso:

Narciso

Ouço dizer que as águas cantam o amor, correndo,
e que nas suas margens há arbustos debruçando
tristezas profundas. Mas nem as águas nem o vento
nos arbustos me falam de mim; eu que solitário
me debruço numa ânsia de tocar-me, e o rosto perco
no abismo da superfície; que o segredo que oculto
em mim persigo, num silêncio me evocando entre
os alheios rumores da vida; e que o tempo esqueço,
absorto na minha própria alma que obscureço.


Nuno Júdice, Obra Poética (1972-1985), (Lisboa, Quetzal, 1991), p.281


Mais Padre Ruivo

Ontem, sempre que podia, ouvia Le Cantate , ( Parte Prima, Rossana Bertini, soprano, Tactus, 1999) do padre dos meus sonhos.
Perdoem a presunção, mas gostaria de poder viajar no tempo e tornar-me uma das virtuosas pupilas da Pietà, quiçá mesmo a célebre Anna Maria dal violin, e executar as composições do meu muito bem amado sacerdote.


***
Sonata

ERA uma noite como outra qualquer. Dois seres dependentes da solidão e do álcool na ressaca de amores impossíveis, tomaram-se, com displicência, por instrumentos de prazer. Esquecidos da angústia improvisaram uma fugaz sonata à eternidade da volúpia.


Comentários

Mensagens populares