Confidências e Desabafos de Savarin (24)

Apesar de me encontrar, ainda, um tanto toldado pelos vapores do Loios e do Dão Cardeal Reserva vou relatar as peripécias de ontem.
Da ementa que tinha planeado para o jantar apenas preparei o "coq", que não foi "au Beaujolais", mas com um tinto de Reguengos. Os outros itens foram substituídos. Aliás alguns dos convivas não puderam comparecer, tendo "surgido" outros que não estavam previstos. Enfim, uma noite recheada de surpresas. Voltando à ementa, em primeiro lugar só encontrei um"salaud" dum "saumon" gigante e já cortado ao meio, logo o "saumon poché" foi ao ar. Todavia, combinamos, de imediato, um jantar para a semana que ora se inicia, com o intuito saborearmos o dito cujo. Assim, confeccionei umas entradas com salmão fumado - adquirido na capital - , queijo de cabra, uma tarte de espinafres para entreter. Também havia "velouté" de agriões para os mais dados às ervas. Seguiu-se o dito cujo "coq" na companhia de batatas salteadas com cebolinho e salada. No que concerne às sobremesas o "sorbet au framboises" passou para "pêche Melba" e o "gâteau Moka"deu lugar a um doce de ovos de luso sabor.
Isto é o resultado de me esquecer que já não vivo em Paris. Neste recanto do Alentejo há que fazer as compras com um longo tempo de antecedência para prever estas falhas no comércio de víveres.
O fundamental é que o Carême não se ficou a rir, pois os comensais manifestaram, com exuberância, a sua satisfação e a noite terminou em grande estilo. Em suma todas estas trocas acabaram por alegrar a noite. O convívio decorreu de forma tão animada que nos esquecemos das horas e não fomos a um serão na livraria do largo.
As receitas ficam para mais logo...

Comentários

Mensagens populares