O Contributo das Mulheres para a História da Psicanálise (6)

Melanie Klein

Melanie Klein (1882-1960) iniciou a sua formação em psicanálise em Budapeste com Sandor Ferenczi depois em Berlim onde foi muito influenciada por Karl Abraham. No entanto, não fez estudos académicos ou seja não teve títulos unversitários. Instalou-se em Londres a partir de 1926 a convite de Ernst Jones.
Melanie Klein foi uma das pioneiras no domínio da psicanálise infantil tendo-se oposto com veemência às teses de Anna Freud. Gradualmente, a sua investigação sobre os mecanismos mentais mais arcaicos conduziram-na à criação de uma concepção extremamente original de inconsciente o que lhe grangeou, em simultâneo, ferozes ataques e adesões entusiásticas. Neste sentido, afirmou Ernest Jones: "A obra de Melanie Klein nos últimos trinta anos foi atacada e defendida quase com a mesma veemência, mas, no fim, o seu valor só pode ser estimado por aqueles que efectuaram eles mesmos pesquisas semelhantes. (...)
Uma boa parte das suas descobertas e das suas conlusões já haviam sido entrevistas há muito tempo por Freud , Rank, e outros, mas o que há de tão particular e de admirável na sua obra á a coragem e a inquebrantável integridade com as quais ela elaborou sem concessões as implicações e as consequências das suas primeiras alusões, fazendo, assim, um caminho de descobertas novas e importantes."

(Continua...)

Comentários

Mensagens populares