Oníricas (29) - Sonhos: uma fonte de criatividade

Os sonhos são, desde há muito tempo, considerados geradores de criatividade. Através da incubação do sonho e das potencialidades do sonho lúcido, os artistas, cientistas e inventores são capazes de mergulhar nesta fonte de imaginação e explorar os vastos horizontes da criatividade e do inconsciente. A clareza e a possibilidade de controlo do estado lúcido permite ao sonhador acordar imbuído de revelações criadoras.

Alguns exemplos de sonhos-inspiradores:

os que geraram a canção "Yesterday" dos Beatles, o célebre poema de Samuel Taylor Coleridge "Kubla Khan",a obra de Robert Louis Stevenson "The Strange Case of Dr.Jekyll and Mr.Hyde".

Muitos artistas atribuíram grande valor aos seus sonhos, como causa de inspiração, é o caso dos compositores Mozart e Beethoven. O pintor e poeta William Blake, o pintor Paul Klee recorreram ao mundo onírico para criar as suas obras. O cineasta Ingmar Bergman, Sting, Peter Gabriel,entre outros, também o fazem.

Os sonhos conduziram a Otto Lewi a descobertas sobre a mediação química dos influxos nervosos - obteve um Nobel - Friedrich Kekule à descoberta da estrutura circular do benzeno, através da "visão onírica" da serpente que mordia a própria cauda, Elias Howe à invenção da máquina de costura e Thomas Edison a muitos dos seus inventos.
Como afirmava Kekule há que saber aprender com os sonhos.

Comentários

Mensagens populares