Confidências e Desabafos de Savarin (76)

Depois de uma temporada capitosa num país asiático, eis-me de volta a esta autêntica gaiola da maluca. Vamos lá emprestar um pouco de sanidade e pragmatismo a este blog cada dia mais stultifera navis.


Dada a corrente temperatura e a inspiração oriental, a lógica manda deixar aqui a receita de uma sopa fria, muito justamente chamada:

Sopa Exótica

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola picada
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa + 1 colher de chá de caril
2 colheres de sopa de farinha de trigo

1 l de caldo de galinha ou legumes
1 casca de limão
1 folha de louro
1 chávena de chá de leite de coco
1 colher de sopa de amêndoa torrada picada

1 chávena de vinho do Porto
1 colher de sobremesa de chutney de manga
4 colheres de sopa de natas

Preparação

Sopa

Aquecer a manteiga e acrescentar a cebola mais o açúcar para dourar por igual. Adicionar a colher de sopa de caril, polvilhar com a farinha e misturar bem. Juntar aos poucos o caldo,, mexendo para dissolver a farinha. Adicionar a casca de limão, a folha de louro e ferver durante 20 minutos. Acrescentar o leite de coco, a amêndoa e deixar engrossar. Retirar o louro, o limão e levar ao frigorífico.

Guarnição

Misturar o vinho do Porto com a colher de chá de caril restante e levar ao lume até reduzir para metade. Esperar que arrefeça e adicionar o chutney. Bater as natas e juntar à mistura de vinho e caril.

Retirar a sopa do frigorífico, colocar em taças e decorar com uma colher de sopa da guarnição.

Aproveito para enviar uma saudação ao grande chefe, numa cozinha algures em Cabanas, a deliciar-se com ameijoas, berbigões, borregos, ceboladas, pães endémicos, e copinhos de branco, etc e tal!

Comentários

Mensagens populares