Boas Notícias para quem não tem dinheiro para viajar de avião: não contribui para a poluição!!!!


O turismo é basicamente uma procura frenética de experiências comprimidas no tempo, na realidade virtual de um sítio exótico. Despender um tão grande esforço para consumir tanto num curto espaço de tempo contribui significativamente para a poluição global, em especial nos arredores dos aeroportos, em destinos turísticos 10 a 12 quilómetros acima da superfície da Terra, onde as emissões dos aviões injectam gases de estufa na atmosfera.

O aumento da procura de viagens de avião, que está intimamente associado ao aumento de viagens turísticas, é talvez mais insustentável do que a utilização do automóvel e do camião, gerando problemas atmosféricos importantes e uma procura insaciável de terminais, parques de estacionamento, vias rápidas e outras infra-estruturas no terreno. Embora mesmo em condições difíceis seja possível planear uma transferência dos automóveis para os transportes públicos, para a marcha ou para a bicicleta, não é possível admitir nenhuma dos transportes aéreos para soluções alternativas. O transporte aéreo, que constitui a essência dos estilos de vida intensivos em termos de distância e economizadores de tempo, não se troca facilmente por outros sistemas e impõe-se uma redução na sua procura. O que será difícil.
John Whitelegg, "A Poluição do Tempo", in Tom Wakeford; Martin Walters, Ciência para a Terra, (Lisboa, Gradiva, 1998), p.129

Comentários

Mensagens populares