Confidências e Desabafos de Savarin (99)

Devaneios à Sombra de uma Pérgola de Flor-da-paixão




Passifloraceae - Passiflora edulis

Annales de la Société royale d’Agriculture et de Botanique de Gent, Journal d’horticulture, Charles Morren (editor). Gent, Local de la Société (Casino), etc., 1845. Litogravura colorida à mão. (163 x 248 mm).

O Maracujá púrpura (passiflora edulis) é um dos frutos, de origem tropical, mais cultivados em S.Miguel. Quando vivia em Ponta Delgada, na estação dos maracujás, tinha por hábito, seleccionar uma dúzia deles, depois de lavados cortava-os ao meio e extraía a polpa para uma tigela. Se pecavam por excesso de acidez, adicionava açúcar, aguardando a sua dissolução. Era um momento de pura gula comer colheradas daquela ambrósia. Neste momento, confesso sentir uma incontida curiosidade por conhecer e saborear os inusitados híbridos criados na mente fértil do Escriba-mor, devidamente adubados pela sua profícua imaginação criadora. Atrai-me, sobretudo, o transgénico"Maracujá-um-mês-de-férias-numa-casa-rústica-num-pinhal", ao qual acrescentaria: com-vista-para-o-mar, ou com-vista-para-o-rio, ou com-vista-para-o-riacho, ou com-vista-para-o-lago,ou com-vista-para-a-lagoa ou ainda com-vista-para-a-fonte.

Um dos licores célebres de S.Miguel - em que a fama se alia ao proveito, deve salientar-se - é o licor de maracujá do Ezequiel, como se pode constatar [argumento de autoridade...] no mui distinto e reputado Aviz, a propósito do "magnífico" licor de ananás Arruda:

Eu sou do tempo em que existia o velho Licor de Maracujá do Ezequiel, glória de São Miguel. Dizem-me que vai regressar e alimento essa esperança. Acho que comprei as últimas garrafas da velha geração de Maracujá do Ezequiel em insuspeitas mercearias da Ribeira Grande e de Ponte Delgada.

Outra bebida micaelense, famosa e deliciosa, à base de maracujá, é um refrigerante, a inolvidável Kima de maracujá, louvada no até agora, para mim, desconhecido, excelente blog Em Busca da Límpida Medida:

Desde logo a Kima, da Empresa Melo Abreu, refrigerante de vários sabores, do qual destaco a fantástica Kima de Maracujá, o Delírio das Ilhas!

Segue uma receita caseira de licor de maracujá, mas provem o sublime elixir do "regressado" Ezequiel.


Licor de Maracujá

Ingredientes

- 7 a 12 maracujás
- 1 litro de aguardente
- 1 ou 2 litros de calda de açúcar

Preparação:

Extrair a polpa do maracujá, colocar numa garrafa, cobrir com a aguardente.. Deixar em lugar escuro por uns 20 dias. Fazer uma calda não muito espessa de água com açúcar, cerca de 1 litro de calda- Se desejar um licor com menor graduação alcoólica, fazer até ao dobro. Coar a infusão de aguardente com maracujá juntar à calda fria, filtrar. Engarrafar em vasilhas esterilizadas e tapar com rolha, fechando com parafina (use uma vela).

Para rematar, porque árduas tarefas me aguardam, e estou para aqui a arengar, uma das muitas versões de charlotte:

Charlotte de Maracujá

Ingredientes


Para o bolo

- 3 / 4 de chávena de açúcar
- 4 ovos inteiros
- 1 chávena de farinha de trigo
- 1 / 2 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de sopa de manteiga derretida

Para a mousse de maracujá

- 3 ovos
- 1 1 / 2 colher de chá de gelatina branca em pó, sem sabor
- 4 colheres de sopa de água gelada
- 1 chávena de natas
- 6 maracujás

Para a cobertura

- 1 / 2 chávena de sumo de maracujá com as sementes
- 1 colher de sopa de gelatina em pó branca e sem sabor
- 1 colher de sopa de água gelada

- 2 colheres de sopa de licor Cointreau

Preparação

Forrar o fundo e as laterais de uma forma com fibra , deixar bastante de sobra para depois cobrir a charlotte. Untar o plástico com um pouco de óleo. Utilizar um pincel.

Preparar a cobertura - Derreter a gelatina com o sumo de maracujá em lume baixo, acrescentar a colher de água. Cobrir o fundo da forma com a gelatina à temperatura ambiente, colocar no frigoríco para endurecer.

Preparar o bolo - Bater os ovos com o açúcar até obter uma gemada espessa. Adicionar às colheradas, mexendo com uma colher de pau, a farinha peneirada com o fermento. Por último misturar a manteiga derretida.

Untar uma forma, forrar o fundo com papel manteiga, untar o papel com manteiga e polvilhar com farinha de trigo.

Cozer em forno pré-aquecido em temperatura média, 200º, até a massa dourar. Assim que estiver morno, virar sobre um pano e cortar ao meio.

Preparar a mousse de maracujá, enquanto o bolo coze. Começar por bater os ovos com o açúcar até fazer uma gemada.

Colocar a gelatina numa panela, polvilhar com três colheres de sopa de água e deixar amolecer por alguns minutos. Dissolver a gelatina em lume bem baixo, retirar a panela do calor da chama algumas vezes para não ferver. Assim que derreter juntar a água fria.

Bater as natas. Fazer o sumo de maracujá passando a polpa por uma peneira. Acrescentar às natas batidas, em seguida misturar com a gemada, batendo sempre com o batedor de arame e por último acrescentar a gelatina. Misturar bem, cobrir a tigela com fibra aderente e guardar no frigorífico.

Para montar a charlotte, tirar a forma do frigorífico, espalhar uma camada de mousse sobre a gelatina já dura, cobrir com uma camada de bolo, molhar com uma colher de sopa de sumo de maracujá ou de licor Cointreau. Colocar outra camada de mousse, com o segundo bocado de bolo, molhando com o licor. Fechar a forma com a sobra de fibra e colocar no frigorífico para endurecer.

Na hora de servir, abrir bem a fibra, virar sobre um prato e retirar, com cuidado a fibra restante.

Comentários

Mensagens populares