Confidências e Desabafos de Savarin (97)

Notícias da Cozinha



No Domingo, fiz mais uma vez os pimentos com tomate, mas introduzi algumas alterações, acrescentei uma folha de louro, e em substituição das batatas fritas usei batatas cozidas a vapor com casca, depois peladas e cortadas às rodelas, temperei ainda com um pouco de vinagre. Gostei do resultado final.
Voltei a confeccionar o bolo dourado, também, neste caso, troquei o vinho do Porto por licor de ameixa.

Há pouco, ao jantar - depois de ter contemplado as beldroegas que nascem espontaneamente até nas calçadas de Montemor, durante as minhas caminhadas constantes casa-trabalho-casa, bem assim como aquelas que aos molhos se perfilam nos expositores da Cooperativa de Consumo, onde faço os avios antes de regressar ao lar - e ainda após o terceiro comentário a este post - não resisti e saiu uma sopa de beldroegas com queijo de ovelha, pois não encontrei os queijos de pilha.

Vasculhando os livros que pululam na cozinha, encontrei duas pequenas brochuras intituladas, A Saúde pelas Plantas, 250 Receitas de Remédios Compostos de Plantas Medicinais, compradas nas ruas de Lisboa há dez anos. Logo espreitei as entradas sobre a alcaravia e os cominhos, que passo a transcrever:

Alcaravia - Aparece nas várzeas e nas serranias. Os seus frutos ovoides, alongados e estriados, são muito perfumados e aproveitam-se assim como as raízes para aromatizar os queijos e tornar os legumes mais saborosos e digestivos. A medicina emprega-os como excitante, contra os flatos e as cólicas intestinais.
Coordenação de Júlio Guimarães, Lisboa, Livraria Barateira, 1938, I vol., p.7.
No livro de Gerhard Leibold, Guia das Plantas, dá-se a receita da infusão:

"A infusão prepara-se com 3 colheres de chá de frutos pisados para uma chávena de água a ferver. Psologia: 2-3 chávenas por dia, de preferência depois das refeições."
Lisboa, Editorial Presença,1980, p. 32.

Voltando à primeira brochura de A Saúde pelas Plantas, 250 Receitas de Remédios Compostos de Plantas Medicinais,diz-se o seguinte sobre os cominhos:

"Cominho - A medicina recomenda-as como estimulantes e carminativas em infusão de 2 a 4 gramas por meio litro de água, inclui-as entre as quatro sementes quentes." In op. cit., p.31.

Comentários

Mensagens populares