Confidências e Desabafos de Savarin (89)

Talvez por efeito do calor, ou das sucessivas crises, surpreendo-me, grande parte do tempo, a pensar em comida, desde sopas de beldroegas, pois é época delas, passando por pudins de leite, etc e tal, até mergulhar na memória e pescar uns filetes de abrótea.
A minha mãe costumava preparar uns deliciosos filetes de abrótea, um peixe muito abundante no mar dos Açores. Claro que a abrótea açoriana é muito suculenta e saborosa. Deve utilizar-se um exemplar grande e fresquíssimo.
Trata-se de um prato usual nos restaurantes de Ponta Delgada, e também fazia parte da ementa do restaurante do Hotel Terra Nostra nas Furnas.
Devo dizer que a minha mãe não era açoriana, embora tivesse vivido muitos anos em Ponta Delgada, por isso esta versão não pretende ser uma receita genuína/típica.


Filetes de Abrótea


1kg de abrótea
4 dentes de alho ou mais
pimenta branca qb
sal
2 limões
salsa qb
ovos 2 ou 3
farinha qb
óleo vegetal

Lavar, escamar, extirpar, enfim amanhar a abrótea, tirar as espinhas, a pele, cortar em filetes, ou pedir a alguém que proceda a todas estas operações. A seguir, temperar os ditos cujos com sal, pimenta,os dentes de alho às rodelas sumo de limão e salsa. Tapar e guardar no frigorífico de um dia para o outro, ou pelo menos temperá-los de manhã para os cozinhar ao jantar.
No dia seguinte, tirar os temperos do peixe, passar os filetes primeiro por ovo batido e depois por farinha. fritar em óleo bem quente. Colocar sobre papel absorvente.

Servir com molho tártaro ou com salada russa.
Nota: pode usar-se também massa de malagueta para temperar os filetes.
O segredo do sucesso deste prato reside na qualidade do peixe, no tempo da marinada e na técnica de fritura.

Comentários

Mensagens populares