A Minha Biblioteca Existencial

Passei o dia na escola em serviço de exames e reuniões.
Em casa invadiram-me a inércia e a nostalgia, nem a luz de"púrpuro damasco" do entardecer me soltou da letargia. Talvez por isso coloco aqui uma biblioteca da alma, que tenho andado a tecer com os fios da memória.

A Minha Biblioteca Existencial

Senti a necessidade de fazer uma lista dos Livros da Minha Vida — livros que guardo num lugar especial da memória, livros que são mais do que meros livros, porque para além do seu valor intrínseco, artístico e até histórico, representam Momentos, Estímulos, Experiências, PESSOAS, que quis fixar por um processo de interiorização e procurei salvar da transitoriedade, deste sentimento de eterna despedida das coisas que nos envolvem. Como este pôr do sol que se desvanece ou o Verão sempre tão fugaz.
Dadas as condicionantes do processo mnésico não garanto que todas as datas referidas estejam correctas. Irei acrescentando anotações sobre os livros


Infância

Durante a infância e adolescência vivi novas experiências, aprendi, diverti-me, emocionei-me, imaginei e conheci diferentes mundos através dos livros.

Gray Owl, Aventuras de Dois Miúdos e Dois Castores. Já não tenho o livro, mas nunca mais me esqueci das peripécias e da mensagem desta história. Nas florestas canadianas dois irmãos índios desenvolvem uma grande amizade com dois castores, que entretanto são apanhados por caçadores e levados para o zoo de uma grande cidade. Os pequenos índios partem para os resgatar ao cativeiro. Desde aí fiquei sensibilizada para a causa da defesa do ambiente, enquanto sonhava com as grandes florestas de bétulas no Outono. Foi oferecido por uns tios que geralmente nos premiavam no Natal, a mim e à minha irmã, com presentes intragáveis para partilhar entre as duas, mas este livro valeu por todas as decepções.

Notas _ Só hoje descobri, que há um filme sobre Gray Owl com Peter Brosnan, o qual devo confessar, não faz parte dos meus actores de culto.
E termino, por agora, com uma great gray owl....para todos.

Coloquei um cacto junto do computador, pois segundo pessoas entendidas os cactos absorvem as radiações... Pergunto-me o que irá acontecer ao cacto?

Comentários

Mensagens populares