Confidências e Desabafos de Savarin (4)

Elixires de Curta Vida

Quando fiz trinta anos ao servir o bolo de aniversário — uma espécie de chapéu coberto com chantilly azul cobalto, decorado com uma rosa vermelha de massapão — perguntei aos alegres comensais se gostariam de provar um licor de ameixa de fabrico pessoal. Logo emitiram estranhos sons, ilustrativos da decepção de quem preferiria saborear um Amaretto, um Bénédictine, um Cointreau, quiçá uma Chartreuse, um Drambuie um Grand Marnier, enfim degustar qualquer outra receita célebre e requintada. No entanto, por cortesia aceitaram um cálice do dito cujo. Surpreendentemente, esvaziaram as duas licoreiras, num ápice, reclamando por mais …
Na verdade, o licor fora produzido com as mais perfumadas ameixas tintas, que permaneceram em infusão ao longo de três meses numa distinta e odorífera aguardente de Borba. Depois de decantada adicionou-se-lhe um espesso xarope preparado com água e açúcar, procedeu-se depois à filtragem e ao cuidadoso engarrafamento do néctar que aguardou mais dois meses até à data do seu fulminante fim.

Licor de Ameixa

7 ameixas pretas
1 litro de aguardente, pode utilizar-se gim
1 l de água
500gr de açúcar

Picam-se as ameixas e colocam-se num frasco de boca larga que se possa vedar hermeticamente, polvilham-se com um pouco de açúcar e acrescenta-se a aguardente ou o gim. Fecha-se bem o frasco e deixa-se em infusão durante três meses. Findo este período decanta-se a mistura. Entretanto, leva-se a água com o açúcar ao lume até ficar em ponto de pasta. Junta-se este xarope à aguardente, filtra-se, engarrafa-se, e guarda-se de preferência num local quente e escuro.

Nota: Pode reduzir-se a quantidade de açúcar. O bom sabor do licor depende da qualidade das ameixas e da aguardente. O tempo de maturação do licor também é um factor decisivo.
Aconselha-se uma preparação idêntica com 250 gr de amoras silvestres+ 1l de aguardente de medronhos da zona do Piodão, proporciona um autêntico delírio dos sentidos. Outra variante será substituir as ameixas por tangerinas e seguir todos os passos acima indicados.

Comentários

Mensagens populares