Encantamento

Dia carregado e cinzento. L . e la. partiram mais para sul. la. em busca do mar.

Os poemas de hoje são para o príncipe encantado!




Noite galera e cais

No aconchego materno da noite,
a lua é barco e o destino o Azul.
O teu corpo sagrado destila ternura.
Imersos na névoa luminosa da volúpia,
dissolvemo-nos.
Infusos no brilho,
escalamos a montanha mais alta.

Laura Gomes


Como hei-de eu conter a minha alma,
que não toque na tua? Como hei-de eu
erguê-la por sobre ti para outras coisas?
Como eu desejaria dar-lhe abrigo
à sombra de qualquer coisa perdida no escuro
num recanto estranho e repousado,
que não vibrasse com o teu vibrar.

Mas tudo o que nos toca, a ti e a mim,
Toma-nos juntos numa só arcada
Que arranca de duas cordas um som único.
Sobre que instrumento estamos retesados?
Que músico nos tem na sua mão?
Oh doce canção!

Rilke



Hoje por amor de ti rosas
hei-de sentir, rosas sentir por amor de ti,
por amor de ti hoje longo longo
não sentidas rosas sentir, rosas.
Cheias as jarras todas, em si mesmas
deitadas, cada uma cem vezes,
como vales cheios de outros vales
ei-las deitadas, sobreponderadas.


Tão inefáveis como a noite,
seu peso vence o que se lhes rende,

como as estrelas sobre planuras
de esplendor se precipitam.
Noite das rosas noite das rosas.
Noite de rosas, noite de muitas muitas
claras rosas, clara noite de rosas,
sono das mil pálpebras de rosas,
claro sono de rosas, sou eu que te durmo:
Claro dormente dos teus aromas, fundo
dormente das tuas frescas intimidades.
Como desfalecente a ti me entrego,
agora tens que responder pelo meu ser.
Meu destino se dissolva
no mais incrível repouso,
e o instinto de abrir-se
sem ferir nenhures, actue.
Espaço de rosas, nascido nas rosas,
nas rosas criado em segredo,
de rosas abertas nos acresce
grande como o do coração, pra que também
mesmo fora


possamos sentir no espaço das rosas.

Rilke

Comentários

Mensagens populares