Desabafos e Confidências de Savarin (110)- Diário Económico


Crise na Mirabell .

Mestres confeiteiros em debandada, imploram o despedimento - sem direito a indeminização - para abraçar a crítica musical. Em declarações prestadas ao nosso correspondente em Viena, confessaram estar fartos de ver a efígie de Mozart nas pratas dos chocolates, e sem tempo disponível para ouvir e palestrar sobre a sua música e intérpretes.
Milhares de Echte Salzburger Mozartkugeln toxicómanos organizam grandiosa manifestação junto à Casa-Museu de Sigmund Freud.



Os gestores da famosa empresa de chocolates vienense, a braços com a mais grave crise desde a sua fundação, encontram-se em negociações com Willy Wonka no sentido de ceder o contrato com os Oompa-Lompas, pois os mestres confeiteiros, responsáveis pela feitura dos "fabulosos" bombons Mozartkugeln, pretendem trocar as batedeiras,o chocolate, o praline e o marzipan por uma carreira de críticos musicais. Tal decisão foi despoletada pelos protestos gerados devido à negligência evidenciada pelos discípulos, agora dissidentes, de Paul Fürst, aquando do Salzburger Festspiele, na selecção da tonalidade exacta dos pistachios para o recheio do coração dos rotundos bombons, símbolos por excelência da perfeição do ser.

Segundo fontes bem informadas, a atitude de inusitado desmazelo teve origem directa numa acalorada discussão sobre qual das versões do "Don Giovanni" leva a palma sobre todas as outras. Perante o encanto da retórica libertadora e sublime dos acordes, das breves, dos bemóis, das claves,das colcheias, mínimas, semínimas e sustenidos, "as minudências" da delicatessen perderam toda a graça face ao Inefável esplendor da música.

Amanhã pelas 17 horas vai realizar-se uma grandiosa concentração de Mozartkulgen dependentes provenientes de todo o mundo, na sala de espera da casa museu de Freud. Entretanto, os donos da empresa, à beira do colapso cardíaco-cerebral-finaceiro-nervoso, temem que a situação se aproxime do descalabro finaceiro do membro mais balda da União Europeia, o estado português. Nesse sentido, Vítor Constâncio já foi convidado para proferir uma palestra intitulada: Da Unidade na Multiplicidade: Variações sobre o Déficite.

Mas, toda a desgraça alimenta os abutres, por isso há quem ande a obter chorudos lucros com esta crise, sem paralelo, no mercado financeiro internacional, é o caso das grandes rivais da Mirabell, embora com efeitos bastante nefastos nos sofisticados aparelhos digestivos dos consumidores habituados ao refinamento dos produtos Mirabell, já para não falar nas erupções cutâneas registadas na fresca derme das jovens púberes, em virtude do uso de pernicioso sucedâneo de chocolate.

Comentários

Mensagens populares