Confidências e Desabafos de Savarin (115) - Cozinhar com Ervas Aromáticas II

Alecrim - Rosmarinus officinalis

Com alecrim pode fazer-se uma bela tisana, de travo amargo, mas revigoradora. Não aconselhável às gestantes que desejem levar a gravidez a bom termo, pois tem efeitos abortivos.

Borrego com Alho e Alecrim

Ingredientes:


1 perna de borrego
3 a 6 dentes de alho
3 a 6 hastes de alecrim
sal
pimenta preta moída
azeite, óleo ou manteiga derretida
vinho branco


Preparação:

Com uma faca afiada fazer incisões profundas até ao osso. Introduzir 1 dente de alho e 1 haste de alecrim em cada incisão. Esfregar a carne com sal, pimenta e pincelar com a gordura escolhida. Envolver a carne em folha de alumínio e levar a assar em forno médio durante 1 hora. Retirar a folha de alumínio e colocar novamente no forno, regar com o vinho, deixar cozinhar até ficar ao gosto.
Acompanhar com cabeças de nabo glaceadas e batatas doces assadas.

Lombo de Porco com Alecrim e Mostarda

Ingredientes:

1 kg de lombo de porco
2 colheres de sopa de mostarda de Dijon
2 colheres de chá de alecrim seco, ou raminhos de alecrim fresco
azeite
vinho branco q.b misturado com sumo de limão e de laranja

Preparação:


Barrar o lombo com uma camada regular de mostarda e polvilhar com o alecrim. Colocar um pouco de azeite no fundo de uma assadeira e assar em forno médio 190º, th. 5 durante hora e meia. Vigiar e ir regando com a mistura de vinho e citrinos.

Empadão de Batatas com Alecrim

Ingredientes:

1kg de batatas cortadas às rodelas finas
500 gr de cebolas cortadas às rodelas finas
1 colher de sopa de farinha
3 a 5 dl de leite
sal e pimenta
alecrim fresco ou seco
Manteiga q.b.

Preparação:

Untar um recipiente de ir ao forno. Colocar as batatas e as cebolas em camadas alternadas e salpicar cada camada com leite, farinha, sal, pimenta moída, alecrim picado e nozinhas de manteiga. A última camada deve ser de batatas e depois de completar o prato o leite deve chegar a meio da altura do mesmo.
Cobrir o prato e levar a cozer em forno moderado durante cerca de 1 hora e 30 minutos, até o líquido ser absorvido e as batatas estarem macias.

Estragão Artemisia dracunculus

O estragão é considerado uma das mais nobres e apreciadas ervas aromáticas. O seu aroma valoriza uma grande gama de pratos, por exemplo a sopa de tomate - que eu também adoro com poejo ou com coentros - mas combina, invulgarmente bem, com o frango.Vou deixar uma receita diferente do habitual frango com estragão da cozinha gaulesa.

Supremos de Frango Assado com Estragão

Ingredientes:


4 peitos de frango
1 ovo 1 colher de sopa de farinha
4 colheres de sopa de miolo de pão fresco reduzido a migalhas
50 gr de manteiga
1 colher de sopa de estragão picado
sal e pimenta
azeite ou óleo

Preparação:

Bater levemente o ovo. Misturar o miolo de pão com o estragão, o sal, a pimenta. Derreter a manteiga em lume muito fraco, para não a deixar fritar, juntar o miolo de pão, com um garfo mexer e esmagar o miolo de pão até obter uma pasta homogénea. Envolver os peitos de frango primeiro em farinha, depois no ovo batido e, finalmente na pasta de pão. Calcar bem a camada de miolo de pão para a fazer aderir ao frango e ficar distribuída com regularidade. Dispôr os supremos num tabuleiro untado e levar a assar em forno a 200ºC, th.6, durante 3 quartos de hora.

E agora, o celebrado Vinagre de Estragão:

Colocar uma mão cheia de folhas de estragão recém colhidas, limpas, num frasco de vidro de boca larga. Encher com vinagre de vinho branco e rolhar bem. Deixar num local exposto à luz solar directa, durante 2 semanas, agitando com vigor de vez em quando. Findo este período, retirar o estragão, coar e filtrar, enfrascar, rolhar com rolhas de cortiça, não usar metal . Dispôr um raminho de estragão, em cada frasco, para dar um toque final.

Comentários

Mensagens populares