O que faz de um objecto uma Obra de Arte?
Joseph Beuys
Na mesma revista, de onde transcrevi o artigo sobre Velazquez, há também um texto sobre um dos maiores artistas plásticos do século XX Joseph Beuys, da autoria de Norval Baitello JR. onde se narra a seguinte situação :
"A BANHEIRA"
Na cidade de Leverkusen- Altenrath, R. F. Alemanha, no ano de 1973, em uma festa do Partido Social Democrata (SPD), realizada no Museu Schloss Morsbroich, necessitavam as damas organizadoras da festividade de um recipiente para lavar os copos de cerveja. Após alguma busca, foi encontrada nó depósito do museu uma pequena banheira de bebê, antiga, com faixa usada para enrolar o umbigo de recém-nascidos, curativos, uma bolota de gordura e creme de vaselina. Não vacilaram em limpar a banheira de todo aquele lixo, sem ao menos de longe imaginar que viriam a ser processadas por destruir uma obra do famoso Joseph Beuys, pela qual teriam que pagar na justiça a bagatela de 80 mil marcos alemães (hoje aproximadamente 40 mil dólares).
Beuys a identificara com sua própria banheira quando bebê e resolvera reconstruir sua própria história, a partir dos objetos relacionados com esta fase de desenvolvimento do recém-nascido. Novamente aparece a importância dos materiais imediatamente associados ao nascimento - ao umbigo: o algodão da faixa, a faixa em si, o creme de vaselina, a banheira, todos eles importantes objetos na transmissão e/ou na conservação
do calor. E por último, o material não diretamente associado ao nascer, o bloco de gordura, para Beuys e sua história, significa o renascer.
Norval Baitello JR, "Joseph Beuys,"Galeria, 17, (1989), 111-112
Joseph Beuys
Na mesma revista, de onde transcrevi o artigo sobre Velazquez, há também um texto sobre um dos maiores artistas plásticos do século XX Joseph Beuys, da autoria de Norval Baitello JR. onde se narra a seguinte situação :
"A BANHEIRA"
Na cidade de Leverkusen- Altenrath, R. F. Alemanha, no ano de 1973, em uma festa do Partido Social Democrata (SPD), realizada no Museu Schloss Morsbroich, necessitavam as damas organizadoras da festividade de um recipiente para lavar os copos de cerveja. Após alguma busca, foi encontrada nó depósito do museu uma pequena banheira de bebê, antiga, com faixa usada para enrolar o umbigo de recém-nascidos, curativos, uma bolota de gordura e creme de vaselina. Não vacilaram em limpar a banheira de todo aquele lixo, sem ao menos de longe imaginar que viriam a ser processadas por destruir uma obra do famoso Joseph Beuys, pela qual teriam que pagar na justiça a bagatela de 80 mil marcos alemães (hoje aproximadamente 40 mil dólares).
Beuys a identificara com sua própria banheira quando bebê e resolvera reconstruir sua própria história, a partir dos objetos relacionados com esta fase de desenvolvimento do recém-nascido. Novamente aparece a importância dos materiais imediatamente associados ao nascimento - ao umbigo: o algodão da faixa, a faixa em si, o creme de vaselina, a banheira, todos eles importantes objetos na transmissão e/ou na conservação
do calor. E por último, o material não diretamente associado ao nascer, o bloco de gordura, para Beuys e sua história, significa o renascer.
Norval Baitello JR, "Joseph Beuys,"Galeria, 17, (1989), 111-112
Comentários