Da Visão

A visão poderia descrever-se como uma forma de descodificação. Os olhos absorvem a luz e, por meio dos cones, distinguem os diferentes comprimentos de onda que correspondem às cores.
Por detrás da retina, as fibras interiores dos nervos ópticos dos dois olhos cruzam-se, passando para o lado oposto - este cruzamento torna possível a visão tridimensional normal.
Finalmente o estímulo visual é transmitido por numerosos processadores intermédios até à área estriada - córtex visual- na rectaguarda do cérebro. Nesta, a luz, especificamente uma banda estreita da radiação electromagnética, é transformada em sinais eléctricos e químicos.
Invertido pelo cristalino o produto final é uma imagem invertida, codificada nas redes neuronais do cérebro. A decifração deste código é uma das linhas de investigação da neurobiologia. Na verdade, não vemos tudo o que existe, mas apenas os aspectos da realidade que se conformam com as limitações do nosso sistema visual, quer enquanto espécie, quer enquanto indivíduos.

Comentários

Mensagens populares