Da Visão da Cor
Onde reside a cor? Na luz ou nas coisas?
A cor de um objecto depende da sua natureza própria, mas também da fonte luminosa exterior que incide sobre ele, pode dizer-se que também depende do sujeito que a percepciona.
Cada corpo tem uma assinatura colorida própria e que permite ao químico identificá-lo em função da sua coloração.
Por exemplo, o vermelho carmim identifica o lítio; o amarelo, o sódio e o azul-lavanda, o potássio.
A cor é a parte é a parte visível da luz. A cor é também uma sensação dependente do comprimento de onda da luz. A luz é uma onda ou uma partícula-fotão, consoante o instrumento de observação utilizado.
A diferença entre a luz azul e a luz vermelha resulta da quantidade de energia dos fotões, o que se traduz em ondas de comprimentos diferentes.
O espectro da luz branca da luz branca é composto por radiações de cores: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul e violeta.
Quando a luz branca incide sobre uma superfície, algumas dessas radiações são absorvidas e outras reflectidas. Estas últimas determinam a cor da superfície.
A cor das tintas depende desse mesmo fenómeno de reflexão selectiva.
Há, no entanto, diferenças: as luzes coloridas primárias são o vermelho, o verde e o azul => síntese aditiva.
As tintas coloridas primárias são o vermelho, o amarelo e o azul => síntese subtractiva.
Luzes:
Vermelho + verde = amarelo
Verde + vermelho = azul claro
Azul + vermelho = violeta
Soma das três = luz branca
Tintas:
Amarelo + azul = verde
Amarelo + vermelho = laranja
Vermelho + azul = violeta
Características das tintas:
Tonalidade: nome da cor, os diversos matizes de uma cor.
Luminosidade: poder de reflexão da tinta (tintas brilhantes e tintas opacas)
Saturação: intensidade da cor.
Composição das tintas:
Pigmento => substância corante
Aglutinante => meio no qual o pigmento é disperso (cera; água; água+ gema de ovo - têmpera; óleo - século XV na Flandres e Século XVI em toda a Europa; goma arábica - século XVII, aguarela e gouache; goma de tragacanta- pastel, século XVII; resina sintética - 1920 acrílico).
Solventes => servem para controlar a consistência da tinta (essência de terebentina, por exemplo).
Onde reside a cor? Na luz ou nas coisas?
A cor de um objecto depende da sua natureza própria, mas também da fonte luminosa exterior que incide sobre ele, pode dizer-se que também depende do sujeito que a percepciona.
Cada corpo tem uma assinatura colorida própria e que permite ao químico identificá-lo em função da sua coloração.
Por exemplo, o vermelho carmim identifica o lítio; o amarelo, o sódio e o azul-lavanda, o potássio.
A cor é a parte é a parte visível da luz. A cor é também uma sensação dependente do comprimento de onda da luz. A luz é uma onda ou uma partícula-fotão, consoante o instrumento de observação utilizado.
A diferença entre a luz azul e a luz vermelha resulta da quantidade de energia dos fotões, o que se traduz em ondas de comprimentos diferentes.
O espectro da luz branca da luz branca é composto por radiações de cores: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul e violeta.
Quando a luz branca incide sobre uma superfície, algumas dessas radiações são absorvidas e outras reflectidas. Estas últimas determinam a cor da superfície.
A cor das tintas depende desse mesmo fenómeno de reflexão selectiva.
Há, no entanto, diferenças: as luzes coloridas primárias são o vermelho, o verde e o azul => síntese aditiva.
As tintas coloridas primárias são o vermelho, o amarelo e o azul => síntese subtractiva.
Luzes:
Vermelho + verde = amarelo
Verde + vermelho = azul claro
Azul + vermelho = violeta
Soma das três = luz branca
Tintas:
Amarelo + azul = verde
Amarelo + vermelho = laranja
Vermelho + azul = violeta
Características das tintas:
Tonalidade: nome da cor, os diversos matizes de uma cor.
Luminosidade: poder de reflexão da tinta (tintas brilhantes e tintas opacas)
Saturação: intensidade da cor.
Composição das tintas:
Pigmento => substância corante
Aglutinante => meio no qual o pigmento é disperso (cera; água; água+ gema de ovo - têmpera; óleo - século XV na Flandres e Século XVI em toda a Europa; goma arábica - século XVII, aguarela e gouache; goma de tragacanta- pastel, século XVII; resina sintética - 1920 acrílico).
Solventes => servem para controlar a consistência da tinta (essência de terebentina, por exemplo).
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