Desabafos e Confidências de Savarin (109)
Tonos Plaki - Atum Assado com Batatas à Moda de Alonnisos


O ano passado estive mesmo para editar esta receita aqui. Mas, Setembro chegou ao fim e nada. Como mais vale tarde do que nunca (será????!!!)ei-la:

É em Setembro, segundo Rena Salaman,(1) que "os pescadores de Alonnisos fazem as melhores capturas de atum, e as mulheres da região preparam este prato. Especialidade desta ilha é muitas vezes assada no forno do padeiro local, depois da primeira fornada de pão. À hora do almoço, os aromas de alho e de oregão são literalmente inebriantes."

Ingredientes:

800 gr de atum cortado em 4 bifes de espessura média
11 cl de azeite extra virgem
1 limão grande
3 dentes de alho picados
3 colheres de salsa fresca picada
3 colheres de sopa de oregãos frescos ou 1 colher de café dos ditos secos
500 gr de batatas descascadas e cortadas em cubos
450 gr de tomates maduros pelados e cortados
sal e pimenta moída

Preparação:

Misturar o azeite, o sumo delimão, os alhos, sal e pimenta num recipiente fundo, juntar os bifes. Polvilhar com as ervas, voltar os bifes para os envolver na marinada. Deixar marinar 1 a 2 horas. Transferir para uma assadeira.
Pré-aquecer o forno a 180º (th.6). Colocar as batatas no recipiente da marinada e envolvê-las bem. Dispô-las em torno do atum, deitar o líquido da marinada e os tomates sobre o conjunto.
Juntar 15 cl de água quente na assadeira. Assar durante 40 minutos. A meio da cozedura voltar o atum e mexer as batatas. Retirar o atum para um prato quente e cobri-lo com folha de alumínio. Aumentar a temperatura do forno para 200º, juntar um pouco de água quente, se necessário e levar as batatas ao forno quente durante 15 minutos até que fiquem douradas e crocantes.

(1)La Cuisine Grecque, (2003, Manise),pp.106-107

Comentários

Mensagens populares