Objecto Sexual (2)

A pedido de vários leitores, transcrevo mais uma página do Diário de Lúcio de Lacerda, embora corra o risco de ser processada por copiar demasiado material de uma mesma obra, e deste modo, infringir a lei dos direitos de autor.

Conheci a Lavínia através da sua página pessoal sobre arte japonesa, pois tem um especial fascínio pela poesia e gravura nipónicas . Foi este gosto comum, que me levou a escrever-lhe um e-mail recomendando a leitura de uma colectânea de haikus eróticos. Devo dizer que ao ler a palavra eróticos, Lavínia logo pensou que eu procurava testar os poemas. Assim, começou uma longa troca de mensagens até marcarmos encontro numa conhecida esplanada da cidade, para depois degustar , juntos, o almoço num restaurante japonês. Como objecto de identificação ela levaria o DVD do Império dos Sentidos.
Examinou-me com minúcia e fremiu as narinas. Percebi que o meu aspecto físico lhe desagradara. No entanto, mostrou-se muito gentil e a conversa decorreu com fluidez , temperada com muito humor. No entanto, por vezes parecia longe e olhava-me com desdém. Outras vezes aproximou-se demasiado, fitando-me como se eu fosse um pedaço de sashimi de pargo, considerado no Japão o rei dos peixes, aliás, é alimento sempre presente nas situações festivas. Eu pela minha parte considerei-a desde logo um sashimi de baiacu, leve e delicadissimo, uma iguaria muito perigosa, porque o baiacu é um peixe que contém uma substância venenosa, sendo desaconselhável aos não-especialistas aventurar-se a explorar o seu delicioso sabor.
Como eu iniciara mais uma dieta, apenas bebi chá verde e água mineral, enquanto a Lavínia tomou Saké durante a refeição e rematou-a com Mirin. Reparei ainda que temperou o peixe com doses extra de wasabi e gengibre fresco.
Pouco antes de nos separarmos, falou-me da sua original dissertação de doutoramento onde tentaria estabelecer uma articulação entre as práticas eróticas e a teoria neoclássica da administração de Peter Drucker, nomeadamente a diferença entre eficiência e eficácia, a concepção de ciclo contínuo da administração por objectivos, os diferentes tipos de departamentalização - departamentalização por produtos ou serviços, por processo, por clientela e a departamentalização geográfica - , a organização matricial e sobretudo as funções cruciais da informação no aumento das compensações orgásticas. Segundo Lavínia, tal como acontecia na prática administrativa, verifica-se uma influência dominante da teoria comportamental na abordagem da sexualidade. Há uma excessiva psicologização do erotismo que faz esquecer os factores sociais, económicos, biológicos , enfim todos os aspectos práticos desta actividade. O objectivo principal de Lavínia seria o de fornecer todo um conjunto de orientações concretas, a ser aplicadas por aquilo que ela designaria pelos administradores eficazes do sexo, homens e mulheres capazes de materializar sem preconceitos, nem barreiras sentimentais todo o seu potencial libidinoso, capazes de libertar todas as pulsões eróticas do id num ápice, para de imediato as abafar sem qualquer tipo de efeitos psicóticos ou tão pouco neuróticos. O carácter pragmático da sua teoria torná-la-ia muito operacional na organização das relações sexuais pós-modernas, pautada pela sua dimensão efémera, pela procura e oferta da novidade, da quantidade, da intensidade e da celeridade.
A sua investigação não se poderia integrar num ramo académico específico, na medida em que seria caracterizada por uma forte interdisciplinaridade e envolveria os contributos da Antropologia, da Psicologia, da Economia, da Gestão, da Biologia, da Matemática, entre outras áreas do saber.
Apesar de pressentir tempestades futuras, não desconfiei na altura, que a pesquisa envolvia uma importante componente experimental e eu faria parte do numeroso grupo daqueles que seriam submetidos à manipulação das variáveis independentes.

Op. cit. p. 77.777.

Comentários

Mensagens populares