Achados

Num alfarrabista, em Coimbra encontrei o número 1, da III série da revista Arte Musical, publicado em Março de 1958. A revista fora fundada por Luís de Freitas Branco em 1931, foi editada até 1948, tendo a sua publicação sido suspensa. Foi reeditada em 1958, sob a direcção de João de Freitas Branco,já depois do falecimento de Luís de Freitas Branco. A seguir ao editorial, dez páginas da revista são dedicadas a Ravel.
Outra feliz descoberta foi uma separata do Vol.IV (1945)da revista A Criança Portuguesa, com o artigo de Maria Irene Leite da Costa, "Complexos Infantis". Maria Irene Leite da Costa foi professora do Instituto e formou-se em Psicologia e Pedagogia no Instituto das Ciências da Educação da universidade de Genève. No seu artigo descreve alguns casos clínicos, recorrendo a noções básicas da psicanálise, para explicar a etiologia das perturbações das crianças observadas, nomeadamente ao complexo de Édipo e ao complexo de castração. No entanto, a interpretação psicanalítica da autora fundamenta-se, apenas, na obra de Baudouin, L'Âme Infantine et la Psychanalyse, Neuchatel, 1931, seguindo a classificação utilizada por este autor. Aliás é a única obra que cita.
Foi interessante descobrir este texto, porque em Portugal, até 1950, e de acordo com Pedro Luzes,no livro Cem Anos de Psicanálise (1), há textos de índole psicanalítica, mas não Psicanálise propriamente dita. Na referida colectânea de textos psicanalíticos portugueses, Pedro Luzes seleccionou para o ano de 1945 o excerto "Os Fundamentos da Psicanálise" do livro Psicanálise de Seabra-Dinis, publicado pelas Edições Cosmos.

(1)Pedro Luzes, Cem Anos de Psicanálise, (Lisboa, ISPA Edições, 2002)

Comentários

Mensagens populares