O Contributo das Mulheres para a Hist?ria da Psican?lise (5)

Marie-Louise von Franz (1915-1998)

Marie-Louise von Franz psicanalista de origem austr?aca radicou-se com a fam?lia na Su??a. Foi disc?pula e colaboradora de Jung. durante trinta anos. Procedeu a uma abordagem anal?tica da alquimia, dos contos de fadas e dos sonhos. Procurou revelar as diversas faces da alma feminina atrav?s do reservat?rio de s?mbolos da alma colectiva que constituem os contos de fadas e os sonhos. A sua experi?ncia enquanto mulher e terapeuta atenta ao inconsciente permitiu-lhe recolher muitas informa??es plenas de ensinamentos.
Na obra O Caminho dos Sonhos afirmou que em geral o primeiro homem que uma mulher conhece ? o pai. Se a rela??o com o pai se construir de um modo negativo, posteriormente, ela teria dificuldade em relacionar-se com os indiv?duos do sexo oposto e n?o lograria descobrir o seu pr?prio princ?pio masculino, animus. Nos casos extremos sofreria de uma incapacidade de abordar os homens, sentiria receio deles.
Po outro lado, em situa??es menos radicais ela seria o que se designa por uma mulher dif?cil. Tentaria desafi?-los, denegri-los, motivada por uma expectativa negativa acerca deles.

Bibliografia

Marie-Louise von Franz; Fraser, O Caminho dos Sonhos, (S?o Paulo, Cultrix, 1992)
Marie-Louise von Franz, R?ves d'Hier et d'Aujourd'hui, (Paris, Albin Michel, 1992).
Marie-Louise von Franz, La Femme dans les Contes de F?es, (Paris, Albin Michel, 1993).

Comentários

Mensagens populares