Do conceito de mimesis [(5) ainda]
"Ao observar o mar, o céu e as estrelas procurei indicar a sua função plástica através de uma multiplicidade de horizontais e verticais cruzadas. Impressionado pela vastidão da natureza, tentei expressar a sua amplitude, a sua calma e unidade.Talvez seja este o motivo que levou um crítico de arte a chamar Natal a um destes quadros." Mondrian, Toward the true Vision of Reality, (Nova Iorque, Valentine Gallery, 1942).
Segundo Frank Elgar, Mondrian teria um profundo amor pelo mar e conseguiu expressar o seu poder elementar. De acordo com o mesmo autor,a linguagem do pintor foi-se tornando mais esquemática e sofisticada à medida que Mondrian estava mais determinado na busca do ideal platónico de beleza total e absoluta. Procurou reduzir a sua obra à pura forma, descobrir as proporções matemáticas ideais e alcançar o supremo equilíbrio.
Ver Frank Elgar, Mondrian, (Lisboa,Verbo, 1973).
"Ao observar o mar, o céu e as estrelas procurei indicar a sua função plástica através de uma multiplicidade de horizontais e verticais cruzadas. Impressionado pela vastidão da natureza, tentei expressar a sua amplitude, a sua calma e unidade.Talvez seja este o motivo que levou um crítico de arte a chamar Natal a um destes quadros." Mondrian, Toward the true Vision of Reality, (Nova Iorque, Valentine Gallery, 1942).
Segundo Frank Elgar, Mondrian teria um profundo amor pelo mar e conseguiu expressar o seu poder elementar. De acordo com o mesmo autor,a linguagem do pintor foi-se tornando mais esquemática e sofisticada à medida que Mondrian estava mais determinado na busca do ideal platónico de beleza total e absoluta. Procurou reduzir a sua obra à pura forma, descobrir as proporções matemáticas ideais e alcançar o supremo equilíbrio.
Ver Frank Elgar, Mondrian, (Lisboa,Verbo, 1973).
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