O Contributo das Mulheres para a História da Psicanálise (7)

Melanie Klein (continuação)


Melanie Klein, em desacordo com Freud, afirmou a existência de uma posição feminina, na mulher, existente desde o nascimento.* A referida posição seria, posteriormente, substituída pela masculina a qual apenas consistiria numa defesa contra o medo primordial feminino, medo da destruição interior do corpo. Temor que Klein associou à fantasia do pénis enquanto orgão agressivo.
Melanie Klein divergiu ainda de Freud no que concerne à sua conceptualização do superego na mulher, enquanto Freud defendeu que o superego feminino seria débil, Klein refutou-o, considerando que é mais forte na mulher do que no homem. Outro ponto de discórdia centrou-se nas motivações da mulher para ter um filho, segundo Freud o desejo de ter um filho seria uma substituição do desejo de ter um pénis. Ora, para Klein o desejo de ter um filho seria uma consequência do medo primordial feminino.
Melanie Klein falou mesmo num complexo feminino no homem que consistiria no desejo de ter um orgão que lhe permitisse conceber. Em Inveja e Gratidão, defendeu que a inveja do peito, que é constitucional, no homem poderia transferir-se à vagina e a todos os atributos femininos, particularmente a capacidade para ter filhos. Deste modo o desejo de ter filhos também seria inato, no caso do homem.

* Freud preconizou que a menina adoptaria inicialmente uma postura fálica e só depois se resignaria a aceitar o seu papel de mulher.

Continua

Comentários

Mensagens populares