Confidências e Desabafos de Savarin (25)

Apesar de me encontrar assoberbado com a preparação de uns quantos licores e outros elixires, vou, finalmente, cumprir as promessas e desvendar alguns dos meus segredos. Isto porque a acreditar em Austin prometer é um acto performativo ou seja prometer implica o sujeito, é já um fazer.

Ganso de vitela salteado com vinagre balsâmico

Ingredientes

1 ganso de vitela
1 cebola grande
manteiga
pimenta
vinagre balsâmico q.b.


Preparação:


Cortar a cebola em meias luas finissimas e colocá-las com a manteiga numa caçarola larga levar ao lume, deixar a manteiga derreter e juntar a carne. Saltear em lume forte, acrescentar o vinagre. Baixar o lume e tapar. Deve cozer durante 10 minutos. Temperar com pimenta e sal. Retirar do lume a carne deve ficar tostada por fora e rosada no interior.

Coq au vin

Ingredientes


1 galo ou um frango
100 gr de carne de porco magra ou
bacon
125 gr de cogumelos
10 cebolinhas ou 12 alhos franceses
2 ou 3 dentes de alho
1/4 de chávena de Conhaque
1 garrafa de vinho tinto
pimenta
1 galho de tomilho
2 folhas de louro
salsa
sal
50 gr de manteiga
2 colheres de sopa de farinha

Preparação


Saltear a carne de porco com metade da manteiga, juntar o frango e as cebolinhas, ou os alhos franceses lavados e cortados em três partes. Deixar dourar tapado em lume brando. Flamejar com o conhaque.
Acrescentar o vinho, os alhos, o louro, o tomilho, a salsa, sal e pimenta a gosto, cozinhar durante uma hora. Juntar os cogumelos e deixar ficar mais 15 minutos.
Misturar a manteiga com a farinha e fazer uma pasta, beurre manié, que se junta ao frango para engrossar o molho. Servir imediatamente.

Notas


No caso de usar bacon deve salteá-lo sem manteiga e reservar. A manteiga deve ser adicionada quando se salteia o frango.
O vinho pode ser Beaujolais, Bourgogne ou um bom tinto português.
Também se pode temperar com 2 colheres de sopa de mostarda de Dijon quando se acrescentam os cogumelos.

Continua...

Comentários

Mensagens populares