Confidências e Desabafos de Savarin (102)

Bolo de Cerejas



Cézanne, Natureza morta com prato de cerejas
1885-87 (160 Kb); óleo sobre tela, 58.1 x 68.9 cm (22 /78 x 27"); Los Angeles County Museum of Art; Venturi no. 498

Como estamos no tempo das cerejas, deixo aqui um dos bolos da minha lista de doces preferidos, provei-o pela primeira vez na casa de uma vizinha que servia, sempre, bolos fora de série.

Bolo de Cerejas

Ingredientes

Massa


250 gr de açúcar
275 gr de farinha
12 colheres de sopa de leite fervido com uma vagem de baunilha
50 gr de manteiga
3 ovos

Xarope de cerejas

250 gr de açúcar
2 chávenas de cerejas descaroçadas
manteiga q.b.
1 cálice de kirsch

Preparação

Bater as gemas com o açúcar e a manteiga, deitar o leite, a farinha e por fim as claras em castelo.
Levar ao forno em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Logo que sai do forno cobre-se com o seguinte xarope de cerejas:

Colocar os frutos numa caçarola com a manteiga e o açúcar, deixar cozer lentamente, até extrair o sumo das cerejas. Deixar espessar e acrescentar o kirsch.

*******

O prato de alperces, em segundo plano, no quadro de Cézanne, acima reproduzido, fez-me recordar uma óptima e calórica, tarte destes frutos, também designados por alperches e por damascos.

Tarte de Alperces

Ingredientes:


1 caixa de massa folhada congelada
125 gr de manteiga
125 gr de açúcar
2 ovos
125 gr de avelãs moídas
50 gr de farinha1 colher de sopa de kirsch
400 gr de alperces descascados e descaroçados, frescos ou enlatados
1 colher de sopa de geleia de alperce
pistachios

Preparação:
Derreter 15 gr de manteiga. Pincelar com manteiga uma forma de tarte com fundo amovível com 25 cm de diâmetro. Tender as folhas de massa de modo a ficarem muito finas. Cortar em quadrados de 20 cm e pincelar com a manteiga derretida. Forrar a base e os lados da forma com os quadrados de massa, sobrepondo-os. Dobrar os bordos irregulares para dentro.

Bater a restante manteiga com o açúcar até ficar cremosa. Bater os ovos e adicionar pouco a pouco, misturando bem. Juntar as avelâs moídas, a farinha e o kirsch. Deitar o creme na massa, espalhar bem. Distribuir as metades dos alperces sobre o recheio, com a parte redonda para cima. Colocar a forma num tabuleiro e levar ao forno a 220º durante 10 minutos. Reduzir a temperatura para 190º e deixar cozer durante 20-25 minutos até ficar dourada.
Aquecer a geleia de alperce, retirar a tarte do forno, pincelar com a geleia, polvilhar com os pistachios picados. Deixar arrefecer na forma durante 15 minutos; retirar o aro, arrefecer sobre uma rede. Servir morna ou fria, consonte a estação do ano.

Comentários

Mensagens populares