Confidências e Desabafos de Savarin (71)


Salvador Dali, Litografia da série Les Dîners de Gala.

Salvador Domenech Phillipe Hyacinthe Dali, Les Dîners de Gala, (New York, Felicie Inc. Publishers, 1973).

Hoje, ganhei o dia, ao encontrar uma edição portuguesa, da obra original de Dali dedicada a Gala. Livro impresso em França e publicado em Nova Iorque . A propósito da versão portuguesa - Salvador Dali, Receitas de Gala, (Lisboa, Vega, 1997) - afirma, em nota, o editor:

"A edição deste livro foi baseada numa edição especial americana (...), que teve uma tiragem muito reduzida, apenas 100 exemplares, e foi concebida de uma forma luxuosa, que, a ser reproduzida integralmente, comportaria custos elevadíssimos e, consequentemente, um preço proibitivo para o grande público leitor.
Por essa razão, e também porque, como assinala a tradutora (...) algumas das suas receitas, por dificuldade de obtenção de matérias-primas, não seriam praticáveis entre nós, optou-se por fazer um livro de menor volume e aparato gráfico, que preservasse o essencial desse álbum, tanto a nível do texto e das receitas, como a nível dos desenhos e fotografias que o ilustram."

Assírio Bacelar, op.cit. p.6.

Nota: Embora, não concorde com a decisão do editor e da tradutora de não publicar receitas, cujos ingredientes fossem de difícil aquisição em Portugal, sei, por experiência própria quão complicado se torna conseguir encontrar todos os componemntes de uma receita inusitada.
Nunca me hei-de esquecer, que mesmo correndo todos as merceeirias, todos os mini-mercados, todos os supermercados, o único hipermercado de Montemor-o-Novo, e até, grande parte das tascas, não foi possível adquirir umas singelas e corriqueiras anchovas de conserva.

Comentários

Mensagens populares