Confidências e Desabafos de Savarin (31)
Moqueca, Bobó de camarão e Caruru.


Há tempos, alguém falava com prazer de uma deliciosa moqueca de camarão servida num jantar em sua honra.Lembrei-me, no momento, embora não o tenha verbalizado, de uma libação organizada por mim e pela minha dama encantada de ocasião - que por um mero acaso não era de nacionalidade brasileira - onde incluimos um prato de moqueca na ementa. Já agora, por associação, derivei para o bobó e o caruru por serem iguarias com um certo grau de parentesco.


Moqueca de camarão

Ingredientes:


2kg de camarão
2 cebolas médias
2 dentes de alho
6 tomates maduros
1 ramo de coentros
1 colher de sopa de vinagre
1 malagueta
0,5 dl de óleo
1,5 de leite de coco
0,5 de azeite dendê
sal e pimenta

Preparação:


Temperar os camarões descascados com sal, sumo de limão e os coentros picados e deixar marinar. Levar ao lume o óleo com a cebola e os dentes de alho picados num tacho até alourar. Juntar os camarões. Deixar refogar. Misturar os tomates pelados e limpos das sementes cortados aos bocadinhos. Tapar o tacho e cozinhar em lume brando. Acrescentar a malagueta pisada, o vinagre e o leite de coco. Ferver para engrossar. Por último deitar o azeite dendê, que não deve ferver. Servir com arroz.


Caruru

Ingredientes:


500gr de camarões descascados
1dl de azeite de dendê
1 cebola média
1kg de quiabos
3 tomates
120 gr de amendoim
120 gr de castanha de caju
5 colheres de sopa de óleo
1 l de água
1 limão
1 ramo de salsa
sal e pimenta

Preparação:


Levar ao lume num tacho o óleo com a cebola picada. Logo que a cebola comece a alourar adicionar os quiabos cortados aos bocados com o sumo de limão e os camarões. Juntar os tomates, as castanhas de caju e o amendoim batidos com a varinha. Acrescentar a água quente e deixar cozer com o tacho tapado. Pouco antes de servir, verter o azeite de dendê. Servir com arroz branco.


Bobó de camarão

Ingredientes:


1kg de camarão sem casca
500gr de mandioca
0,5 dl de óleo
5 dentes de alho
4 tomates grandes e vermelhos
1 pimentão verde
1 ramo de coentros
1 raminho de hortelã
1 malagueta
1dl de água
3 dl de leite de coco
0,5 dl de azeite de dendê
2 cebolas médias
1 limão
sal

Preparação:

Cozer a mandioca com água e sal e 1 dl de leite de coco. Bater com a varinna mágica para fcar em creme. Levar ao lume o óleo, o azeite de dendê com a cebola e os dentes de alho picados, os tomates pelados e sem pevides, o pimentão verde cortado aos quadrados e a malagueta pisada. Logo que tudo esteja tenro adicionar os camarões lavados e temperados com sumo de limão. Refogar um pouco e juntar os 2 dl de leite de coco, a hortelã, os coentros picados e a água quente. Tapar o tacho e deixar ferver em lume brando. Misturar o creme da mandioca e ferver até espessar. Servir co arroz.

Uf!Fiquei estourado!

Comentários

Mensagens populares