Duas Vias para a Compreensão da Hermenêutica : Heidegger e Paul Ricoeur

III - A Destruição da Metafísica
(7)

O discurso verdadeiro, a "ciência" aqui no sentido de Filosofia, que completa e realiza, a Metafísica, introduziria a transparência integral e permitiria conhecer o que existe tal como deve ser conhecido - seria o sistema das transformações necessárias que afectariam o próprio discurso quando ele se constitui como discurso escrito que exporia o domínio do homem que fala e que escreve, domínio esse que se estenderia não só às teorias (ideologias) que professa, mas também às práticas, aos comportamentos empíricos que adopta. A "Ciência", que é ciência da diferença e da contradição procuraria fazê-las desaparecer, situando-as nos lugares que lhes compete, as diferenças e contradições empíricas.
(Hegel, segundo teses contrárias às de Heidegger, ultrapassou a oposição entre forma e conteúdo, racional e real e descobriu um novo movimento de pensamento o qual mergulharia no Real abandonado e encontraria nele raízes. Um pensamento que teria procurado "restabelecer" o real com todas as suas características visionando-o como se fosse mais do que o mero conteúdo da razão.
O Real retomado no seu movimento e na sua vida, mas reflectido, informado, tornado claro e consciente. Hegel teria retomado o movimento natural do pensamento no pesquisar, no apreender das contradições).
As teses em presença, revelam-se incompletas, superficiais, como aparências momentâneas de verdade. Torna-se elucidativo transcrever urna breve passagem da "Grande Lógica" de Hegel:
"Damos o nome de Dialéctica ao movimento mais elevado da Razão, no qual estas aparências distintas, passam de urna para a outra e se ultrapassam".
"O verdadeiro é o Todo" (in Fenomenologia do Espírito I, 18), mas o todo com as suas articulações, isto é com os momentos diferentes em que se institui corno totalidade. É neste sentido que o absoluto (ou o verdadeiro) é "sujeito". Não há de um lado o sujeito do conhecimento e do outro a substância. O verdadeiro (ou o absoluto) é o sujeito do seu próprio desenvolvimento. No Termo do seu percurso reencontrar-se-ia.
A consciência - que é o ser "para si" - ao encontrar o "em si" que é imprescindível para a sua afirmação, tomaria configurações diversas até ao momento em que descobriria a não diferença do "em si" e do "para si"; isto é o "Espírito".
Heidegger, contra tudo quanto se disse, afirmou que a Dialéctica não se deixaria explicar logicamente a partir da negociação e da posição próprias ao representar. Hegel, não teria concebido a experiência dialecticamente: ele pensaria a dialéctica a partir da essência da Experiência.

Comentários

Mensagens populares