Confidências e Desabafos de Savarin

Música à Sobremesa


As duas receitas que se seguem são uma criação de Auguste Escoffier (1846-1935). A primeira constituiu uma forma de homenagem a uma heroína de Offenbach. A segunda foi elaborada em honra de Nellie Melba, cantora lírica australiana, em 1892/1893, aquando da sua passagem por Londres e estadia no Savoy.

Peras Belle-HélènePeras Belle-Hélène

1,25 dI de água
Meio pau de canela
1 colher de sumo de limão 2 peras grandes
100 g de chocolate amargo extrafino
2 dI de natas espessas
1 colher de brandy
500 g de gelado de baunilha
12 violetas cristalizadas


Por pessoa, aproximadamente 2600 kJ/620 kcal. 7 g de proteínas 53 g de gorduras. 66 g
de hidratos de carbono

Tempo de preparação: 40 minutos

Deixe ferver ligeiramente a água com o açúcar, a canela e o sumo de limão numa caçarola tapada. Lave as peras, seque-as, descasque-as, corte-as ao meio e retire-lhes o troço central. Escalfe as metades de pêra, tapadas em lume brando, consoante o tamanho e nível de maturação, durante 8 a 12 minutos, deixando-as depois arrefecer no líquido, Corte o chocolate em pedaços pequenos e deixe-o derreter com as natas, mexendo sempre, em lume brando. Retire o molho de chocolate do lume e adicione-lhe o brandy. Coloque em cada taça de sobremesa meia pêra com a concavidade virada para cima. Distribua 4 bolas grandes de gelado sobre as mesmas. Deite o molho de chocolate quente sobre as peras. Decore as taças com as violetas cristalizadas.


Pêche MelbaPêche Melba

400 g de framboesas ou groselhas
2 colheres de icing sugar
70 gr de açúcar
1 colher de sumo de limão
4 colheres de Cassis (licor de groselhas pretas)
4 pêssegos maduros de polpa rija
1 vagem de baunilha
500 g de gelado de baunilha

Por pessoa, aproximadamente
1510 kJ/360 kcal. 6 g de proteínas 13 g de gorduras. 48 g
de hidratos de carbono

Tempo de preparação: 20 minutos

Lave as framboesas, deixe-as escorrer, passe-as por um passador e misture-as com o açúcar, o sumo de limão e o Cassis. Escalde os pêssegos rapidamente e pele-os. Numa cassarola prepare um xarope fazendo ferver 1l de água com as 70 gr de açúcar e a vagem de baunilha fendida. Mergulhar os pêssegos no xarope durante dez minutos. Retire-os com uma escumadeira, corte-os ao meio e descaroce-os. Coloque 2 metades de pêssego, com a concavidade virada para cima, em cada prato de se mesa. Forme 8 bolas de gelado distribua-as pelas concavides dos pêssegos. Cubra o gelado e os pêssegos com o molho de framboesas.
Pode decorar a sobremesa, se desejar, com rosetas de natas, framboesas inteiras e lascas de amêndoa torrada.














Comentários

Mensagens populares