Confidências e Desabafos de Savarin (11)

Crónica do Natal

No dia 23 desloquei-me com a minha filha até Évora, onde encontrei, por acaso, a minha amiga Jesuína. Um inesperado e verdadeiro presente de Natal. Depois de algumas voltas almocei em casa dela. Os filhos estão lindos e adoráveis.
Ambas açorianas, uma da Terceira, outra de S.Miguel, revivemos a tradição açoriana da mijinha do menino Jesus... Passo a explicar, nos Açores manda a tradição preparar licores, de leite e de tangerina, para oferecer na vêspera de Natal a quem vai de casa em casa e pergunta:"O Menino Jesus mija?" Os licores servem-se na companhia dos doces natalícios próprios de cada ilha.
A Jesuína é daquelas amigas que nos faz transbordar o ego. Se a nossa disposição e amor próprio se encontram em baixo, logo, sobem até aos píncaros dos Himalaias.
Depois deste feliz episódio parti para Lisboa onde me esperava a Ivone, outra amiga incondicional, com quem não estava há dois anos. Mas, parece sempre que nos despedimos no dia anterior.
Recebeu-nos na sua casa cheia de luz e presenteou-nos com uma deliciosa refeição onde se destacava uma saborosa tarte de salmão, cuja receita registarei, aqui, mais logo.

Comentários

Mensagens populares