Um jantar na noite em que os portugueses ensandeceram de entusiasmo

No dia em que a selecção de Portugal venceu a selecção inglesa aborreci-me com um hipotético candidato a namorado. Resultado, telefonei à Madalena, como sempre faço nestas situações, e resolvemos ir jantar a um restaurante indiano na Graça. Estou a escrever sobre o assunto, sobretudo, para declarar que adoro aqueles pratos vegetarianos da cozinha indiana. Escolhi um malay kofta, vegetais amassados em pirâmide, com um molho de implorar por mais. A Madalena como é uma carnívora feroz, saboreou com prazer, um vindaloo, ainda pediu mais picante e à volta de umas vinte imperiais... incomodando constantemente, o empregado que seguia contido, mas com visível tensão o jogo, enquanto eu bebia uma única cerveja preta. Isto é só inveja da Mada, porque ela é dona de uma capacidade extraordinária de digerir qualquer tipo de alimento salgado e qualquer género e quantidade de bebida, que me deixa verde...
Para finalizar, deliciei-me com a tradicional bebinca confeccionada de acordo com as sagradas regras do hinduísmo gastronómico. No capítulo da doçaria eu bato com distinção a Madalena, enquanto eu devoro cinco sobremesas ela debica um terço de uma. É muito masculina nos seus apetites, diria um machista de ocasião, com aquela mania que eles, os machistas, têm de legislar sobre os gostos tendencialmente femininos e intrinsecamente másculos, estabelecendo com afinco uma série de dicotomias, muitas delas desprovidas de qualquer fundamentação teórica e experimental.
A propósito, numa parede de uma qualquer rua, podia ler-se uma divisa, que nos despertou risos coniventes: "Por cada mulher feliz há um machista abandonado!"
O final do jantar coincidiu com o glorioso desenlace do desafio, festejado com alívio e feliz contenção pelos indianos.
Nas ruas a loucura dionisíaca generalizara-se e nós seguimos a pé no meio da euforia, andando, andando, andando, de um lado para o outro da cidade, observando, observando, observando, comentando, comentando, comentando, com um sorriso de irónica bonomia...
Bem e o hipotético candidato deixou de ter hipóteses de ser candidato ao que quer que fosse...

Comentários

Mensagens populares