Ilusões perceptivas, miragens e alucinações



As ilusões são deformações da percepção. Diz-se que há uma ilusão sempre que se verifica um desacordo entre os dados da percepção e a realidade física, entre o percebido e o objecto. As ilusões implicam uma percepção falseada de um objecto cuja causa reside na natureza do nosso processo perceptivo. Na verdade, tudo o que vemos são ilusões ópticas, na medida em que a visão é um processo de reconstituição da realidade no interior do cérebro, de acordo com determinados padrões.
Há que distinguir a ilusão de dois fenómenos com os quais é, por vezes, confundida: a miragem e a alucinação.
A miragem é sobretudo um fenómeno físico, mais do que um fenómeno psicológico. Ocorre devido à modificação da direcção dos raios solares (índice de refracção) resultante de certas condições atmosféricas. Quanto à alucinação deve-se a causas psicológicas, mas ao contrário da ilusão é uma "percepção sem objecto" mais do que uma deformação da percepção.
Observa-se a existência de ilusões relativas aos diferentes sentidos, todavia as mais divulgadas são as ilusões óptico-geométricas.

"The organizational mechanisms of vision are best demonstrated by illusions. Illusions illustrate that perception is a creative construction that the brain makes in interpreting visual data....Learning does not prevent us from being taken in by these illusions."

Eric Kandel, Principles of Neural Science in

Comentários

Mensagens populares