Os sentidos

Os orgãos receptores são sistemas especiais de apreensão e codificação das informações relativas ao meio externo ou interno do organismo. São formados por células especializadas na detecção e transformação da energia física ou química dos estímulos em energia electroquímica.
Com a evolução da Psicofisiologia descobriu-se que não temos apenas cinco sentidos. O nosso organismo dispõe de pelo menos 10 ou 11 sistemas sensoriais. O tacto, por exemplo, é composto por quatro ou cinco modalidades diferentes de sentidos cutâneos, constituindo o sistema somato-sensorial que nos informa sobre as características dos objectos que entram em contacto com a superfície do nosso organismo. Temos, também outros orgãos sensoriais que informam o organismo das suas próprias actividades, o sentido cinestésico ou do movimento, o do equilíbrio, e o sentido vestibular ou de orientação. O sentido cinestésico depende de receptores situados nos músculos, tendões e articulações. Fornece informações sobre as posições relativas dos membros e outras partes do corpo durante os movimentos e sobre as tensões musculares. Se fecharmos os olhos e levantarmos um braço, o sentido cinestésico indica-nos o seu movimento e permite-nos dirigi-lo.Os dois últimos sentidos referidos localizam-se no ouvido interno e informam o indivíduo sobre as posições do corpo e das diferentes direcções do espaço relativamente ao ponto em que se encontra. Estes dados utilizados em coordenação com as informações fornecidas pelos sentidos da visão e cinestésico permitem ao indivíduo adoptar as posições corporais mais adequadas às diferentes situações, corrigir desiquilíbrios e dirigir-se a lugares que não são directamente percebidos.
Estamos ainda dotados com sentidos internos como o cenestésico, que coordena a fome , a sede e a disposição orgânica; o álgico interno e o tacto interno.

O fisiologista inglês Charles Sherrington (1857-1952)distinguia três tipos de orgãos dos sentidos:

Exteroceptivos - receptores sensoriais sensíveis à acção de estímulos exteriores ao organismo. Englobam a visão, a audição, o paladar, o olfacto e o sistema somato-sensorial: tacto externo, álgico externo, pressão e sentido térmico.

Interoceptivos - receptores distribuídos pelos orgãos viscerais. Englobam o sentido cenestésico, o álgico interno e o tacto interno.

Proprioceptivos - receptores que são estimulados pela própria actividade do organismo ou dos orgãos onde se situam. Compreendem o sentido cinestésico, o sentido do equilíbrio e o sentidoda orientação.
Oliver Sacks no livro O homem que confundiu a mulher com um chapéu, no capítulo "A mulher incorpórea", relata o caso de uma jovem mulher com uma grave disfunção ao nível dos sentidos proprioceptivos.

Comentários

Anónimo disse…
ha, I am going to try out my thought, your post get me some good ideas, it's really amazing, thanks.

- Thomas

Mensagens populares