Perspectivas sobre a essência e finalidade da arte

"Quanto mais forte e intensa é a minha vontade de agarrar as coisas indizíveis da vida, tanto mais profunda e penosamente arde em mim a comoção perante a nossa existência, mais se fecha a minha boca, mais enregela a minha vontade de me atirar a esse horrendo e palpitante monstro de vitalidade e capturá-lo, esmagá-lo, estrangulá-lo em linhas e superfícies cristalinas e agudas. Esperemos que, libertos de uma irreflectida imitação da natureza visível, de uma arte enfraquecida e degenerada em vazia decoração, e de uma mística barroca, falsa e sentimental, se alcance por fim a objectividade transcendente que promana de um profundo amor pela natureza e pelo homem. (...)
Na minha opinião tudo o que é essencial na arte, desde Ur, na Caldeia, desde Tel Halaf e Creta, brotou da mais profunda emoçãoperante o mistério da nossa existência"Max Beckmann
A arte terá, assim, uma dimensão metafísica na medida em que expressará uma profunda relação com a realidade original.

Comentários

Mensagens populares