Aporias sobre a Cultura

*Segundo Rickert a natureza define-se como o conjunto do nascido por si, oriundo de si e entregue ao seu próprio crescimento , enquanto que a cultura seria o que é produzido pelo homem agindo de acordo com objectivos valorados.

*Na verdade, é problemático distinguir natureza e cultura. Talvez seja lícito afirmar que todas as transmutações operadas pelo homem são produto de uma sua tendência natural, ao invés de se distinguir entre aquilo que tem um modo de ser que lhe é próprio e se conhece tal como naturalmente é, e aquilo cujo modo de ser foi determinado por um propósito humano.

*Trata-se de saber se a cultura é uma segunda natureza,se tem o mesmo estatuto da natureza ou se expressa uma realidade independente mais profunda reveladora da essência do humano enquanto manifestação da humanidade do homem.
De acordo com Heidegger a cultura não deverá ser concebida como um apêndice da natureza, como uma roupagem que se lhe acrescentaria uma vez que não há uma natureza humana decalcada do modelo metafísico de uma substância permanente sobre a qual se enxertariam os acidentes da cultura. A cultura é uma necessidade da natureza, ela projectaria a experiência exclusiva do homem, da gratuidade dos seres, seria a expressão de uma reacção contra toda a visão niveladora.

*Fidelino Figueiredo, na obra Menoridade da Inteligênciaafirmou que a cultura é o conjunto de ideais condutores, o sistema de juízos e valores, de opções, de preferências que orientam uma época. A todos os momentos de renovação na história corresponderia uma integração ou síntese das ciências dispersas, das lições da experiência e das interpretações da filosofia. A cultura originar-se-ia a partir destas fontes, mas teria também um papel orientador e criador. A cultura é caracterizada, pelo referido autor, como uma forma de ordenamento com função sistematizadora e integradora dos momentos criativos. De acordo com o mesmo autor a ausência de cultura provocaria a dispersão, a vassilação sem bússola, e o anonimato penumbroso e vegetativo.






















Comentários

Mensagens populares