Confidências e Desabafos de Savarin

Sachertort

Um dos meus bolos de chocolate preferidos é a Sachertort, uma especialidade austríaca. Há muitas versões, mas elegi a receita que se segue:

Ingredientes:

Massa: 150 gr de manteiga; 165 gr de açúcar, 200 gr de chocolate derretido em banho-Maria, 150 de farinha, 8 ovos, 50gr de amêndoa ralada; 1 pitada de essência de baunilha.

Recheio e cobertura: geleia de damasco, 200gr de chocolate.

Preparação:

Bater a manteiga com metade do açúcar até ficar com consistência cremosa. Acrescentar o chocolate derretido e uma pitada de essência de baunilha. Juntar as gemas uma a uma, misturando bem e reservar. Entretanto, bater as claras em castelo, adicionar-lhes o açúcar, bater novamente. Acrescentar a farinha misturada com a amêndoa ralada e mexer com cuidado. Juntar o creme de chocolate, manteiga e gemas ao preparado das claras com a farinha. Levar ao forno em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Desenformar sobre uma rede metálica para bolos.
Quando frio cortar ao meio, rechear e barrar com geleia de damasco. Derreter o chocolate em banho-Maria. Cobrir o bolo com o chocolate assim preparado. Decorar a gosto, retirar o bolo da rede e colocar no prato de serviço.
Nota. Deve utilizar-se uma boa marca de chocolate para culinária.

Curiosidade:
A Sachertort é uma das paixões das papilas gustativas do cineasta italiano Nanni Moretti.

Comentários

Mensagens populares