NOTA: Como viram, a versão do texto de Munch é diferente na página sobre pintores incluída. Com certeza, houve problemas na tradução do norueguês. Vou procurar o livro de onde retirei a citação e logo darei a indicação bibliográfica.
Já agora umas breves referências sobre Munch.
Edvard Munch (1863-1944)- pintor expressionista norueguês

A Vida e a pintura de Munch foram marcadas por vivências de Intenso Sofrimento: A experiência da morte da mãe e da irmã com tuberculose constituiu o grande trauma da infância de Munch.
O pintor, de acordo com a mentalidade da época, experimentava sentimentos ambíguos relativamente ao sexo oposto. Os seus retratos de mulheres e as representações da figura feminina reflectem as ansiedades sexuais do pintor, a mulher é representada alternadamente como um ser frágil, inocente e sofredor ou come um ser libidinoso., vampiresco até.

Alguns Traços da Personalidade de Munch seriam angústia, ansiedade, melâncolia, carácter obsessivo e introspectivo.

No ano de 1885 foi estudar para Paris. Durante 20 anos trabalhou nas cidades de Paris e Berlim. A exposição dos seus quadros em 1892, realizada em Berlim, chocou tanto as autoridades que foi encerrada. Em 1908, Munch sofreu uma crise de ansiedade muito aguda tendo sido hospitalizado. Regressou à Noruega em 1909.
A partir de 1910 a sua vida tornou-se relativamente tranquila. As suas obras mais tardias não. Não denunciam tanta inquietação como os seus primeiros trabalhos. Os últimos auto retratos mostram as suas tendências introspectivas.

Comentários

Mensagens populares