Confidências e desabafos de Savarin (3)

Ainda as gemadas sublimes

Aforismo do dia : “There are a lot of recipes, but it is the personal feeling added to each that makes a dish individual.” Frase retirada de um livro norte americano sobre French Cook… Ver, Jerry Anne Di Vecchio; Judith A. Gaulke, (eds), Sunset French Cook Book, (California, Lane Publishing, 1976), p.4.

O m?tico abade de Priscos, português e minhoto de gema concordaria em absoluto com semelhantes afirmaç?es. Ora vejamos. Para além das suas actividades religiosas, o abade de Priscos dedicou-se às artes pantagruélicas e ganhou fama de ter sido um cozinheiro amador de grande mérito. Conta-se que um dia, em que lhe pediram uma colecç?o de receitas suas, o abade respondera: “Imposs?vel dar-lhe com as receitas os dedos das minhas m?os e o meu paladar. A culin?ria é uma arte muito bela, mas depende inteiramente do artista que a pratica. Quer uma prova do que digo?” E assim, ele e o cozinheiro da casa onde a conversa tivera lugar confeccionaram cada um o seu pudim, precisamente com os mesmos ingredientes, mas os pudins obtidos resultaram diferentes. O célebre e t?o celebrado pudim constituiu a ?nica receita da sua autoria, que legou às geraç?es seguintes. Todavia, h? quem assegure, que o abade teria redigido um volumoso manuscrito onde teria compilado as suas receitas, obra cujo destino se ignora.

PUDIM ? MODA DO ABADE DE PRISCOS


INGREDIENTES (6-8 PESSOAS)

650 g de aç?car
5 dl de ?gua
50 g de presunto gordo
15 gemas
1 casca de lim?o
1 pau de canela
1 c?lice de vinho do Porto

PREPARA??O

Misture 500 g de aç?car e a ?gua, na qual introduziu o presunto, a casca de lim?o e a canela. Leve ao lume e, quando estiver em ponto de espadana, passe a calda por um passador de rede, vazando-a numa tigela larga onde j? deitou as gemas e o vinho do Porto, misturando ligeiramente. Com o restante aç?car faça uma calda em ponto de caramelo. Barre muito bem com ela uma forma e leve ao lume a cozer em banho-maria. Deve desenformar-se quase frio.

TEMPO DE PREPARA??O: 50 minutos TEMPO DE COZEDURA: cerca de 1 h. 20 minutos

Fontes bibliogr?ficas: José Eduardo Mendes Ferr?o et al., Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa, (Lisboa, Selecç?es do Reader's Digest, 1984), p. 324.
Maria de Lurdes Modesto, Cozinha Tradicional Portuguesa, (Lisboa, Verbo, 1983).

Comentários

Mensagens populares