2.3.4. Da Cor e da Luz na Pintura

A Teoria das Cores de Goethe


A prop?sito da cor na pintura afirmou Goethe: "Com a teoria das cores, n?o basta conhecer-se as leis principais e ter esp?rito apropriado, mas h? que ocuparmo-nos muitas vezes com fen?menos particulares, misteriosos e deles tirar deduç?es e com eles fazer combinaç?es.
Assim, por exemplo, sabemos geralmente muito bem que o verde se forma da combinaç?o do azul com o amarelo, mas pode-se chegar a dizer que se entende o verde do arco-?ris ou o verde das ramagens ou o da ?gua do mar, exige tal dom?nio completo no reino das cores e uma consequente intuiç?o t?o elevada, que até hoje s? raros se podem gabar de o ter conseguido". A prop?sito da cor na pintura afirmou Goethe: Conversaç?es com Eckerman, (Porto, Livraria Tavares Martins, 1947).
Goethe refutou, contra a opini?o generalizada, a teoria de Newton: "Depois n?o lhes agradou que eu dissesse que o conceito newtoniano da luz e da cor eram um erro, e que eu tivesse tido a coragem para me opor ao credo geral. Eu via a luz na sua pureza e verdade e achei que era meu dever defendê-la. O partido contr?rio, porém, procurava afanosamente sombrear a luz, pois afirmava: a sombra e uma parte da luz. O caso parece absurdo, quando o exponho desta forma, mas e de facto assim. Pois dizia-se: as cores, que todavia s?o sombra e composiç?o de luz quebrados de sombras, s?o a pr?pria luz ou o que e o mesmo: s?o os raios desta ou daquela forma".

Em a Teoria das Cores, Goethe defende que as cores espectrais estabelecidas por Newton formadas a partir da decomposiç?o da luz, n?o importariam para o oficio do pintor, pois este n?o emprega como material nem a luz solar nem as cores provenientes da sua decomposiç?o. (Theory of Colours, MIT Press, 1970). As cores usadas pelos pintores n?o s?o qualidades puras, s?o pigmentos especialmente preparados e escolhidos, raramente sendo cores puras. As cores puras reduzem-se finalmente a três: o azul, a amarelo e o vermelho.

Nota: Os impressionistas, tentaram pintar os seus quadros utilizando cientificamente a luz e a cor, todavia falharam pois n?o conseguiram atingir essa representaç?o exacta e cientifica da cor e da luz.

Comentários

Mensagens populares