2. 3. 1. Da Cor e da Luz na Pintura


"A cor contribui para exprimir a luz, não o fenómeno físico, mas a única luz que existe de facto, a do cérebro do artista"
Henri Matisse (1869-1954)
"A cor está em mim. Não preciso de procurar para a aprender. Sei que me possuirá para sempre, sei isso(...) A cor e eu seremos sempre um. Sou um pintor."
Paul Klee (1879-1940)

A visão poderia descrever-se como uma forma de descodificação. Os olhos absorvem a luz e, através dos cones, distinguem os diferentes cumprimentos de onda que correspondem às cores. Por detrás da retina, as fibras interiores dos nervos ópticos dos dois olhos cruzam-se, passando para o lado oposto, este cruzamento torna possível a visão tridimencional normal. O estímulo visual é transmitido por numerosos processadores intermédios até à área estriada, córtex visual, situada na retaguarda do cérebro. Aí a luz, uma banda estreita da radiação electromagnética, é transformada em sinais eléctricos e químicos.
Invertido pelo cristalino o produto final é uma imagem invertida, codificada nas redes neuronais do cérebro.
Não vemos tudo o que existe, mas apenas as dimensões da realidade que se conformam com as limitações físicas do nosso sistema visual. A visão humana está limitada por uma estreita banda de sensibilidade para a energia radiante aliada a uma tendência para agrupar imagens visuais segundo princípios como o contraste, a proximidade, entre outros.
A cor de um objecto depende da sua natureza própria , da fonte luminosa exterior que incide sobre ele e do sujeito que a percepciona.
De acordo com Mikel Duffrenne um quadro não se reduziria a um objecto iluminado que recebe luz, ele próprio constituir-se-ia enquanto objecto luminoso, que suscitaria a sua luz. Não teria por única finalidade conduzir o olhar do espectador, mas seria ele mesmo um olhar.
"Inventada e alimentada pela matéria recriada pelo espírito, a cor poderá traduzir a essência de todas as coisas e responder simultaneamente à intensidade do choque emotivo." Matisse

Comentários

Mensagens populares