Impressões de ontem e de hoje

Ontem de manhã - St. Patrick's Day e dia da elevação de Montemor-o-Novo a cidade, embora o Santo Padroeiro desta pequena urbe seja S.João de Deus, aqui nascido a 8 de Março!!! - subi duas vezes até ao castelo pela rua do Quebra Costas, e claro desci outras duas... Mais do que contemplar absorvi cada dado de cada sentido, cada percepção: as ruas estreitas e inclinadas, as casas baixas, brancas azul e ocre, as ameixoeiras e os pessegueiros em plena floração alva-rosa, as figueiras ainda sem folhas, com figos minúsculos agarrados aos galhos, as palmeiras torcidas pelo vento, os muros de pedra, as diferentes perspectivas da cidade oferecidas ao olhar, por cada ruela ou largo. Ao longo da caminhada saboreio a surpresa da novidade no familiar.



Esta manhã


Dir-se-ia que os novos rebentos das árvores e dos arbustos descobriram a essência mesma do verde, extra-qualquer-catálogo-de-cores.

Alguns, mais pessimistas, dirão que esses rebentos se transformarão em folhas, folhas que brevemente sofrerão um processo de putrefacção. Direi que tudo se corrompe e renasce ou se dissipa no fogo.

Comentários

Mensagens populares