Pierrot (0)

Tempo de Pierrot Lunaire


O poeta simbolista Albert Giraud escreveu Pierrot Lunaire em 1884 . A partir da adaptação alemã por Otto Erich Hartleben, da referida obra do poeta belga, Arnold Schoenberg criou, a 16 de Outubro de 1912, na cidade de Berlim, a sua versão musical de Pierrot Lunaire
Albertine Zehme encomendou a obra cuja composição lhe seria dedicada, como prova de "calorosa amizade" , e foi, também, a sua primeira intérprete.

Obra-chave de Schönberg é Pierrot lunaire Op. 20 (1912). Seu clima expressionista, foi precedido pela ópera monodramática Espera (1909), obra em que se precisa com mais nitidez o atematismo melódico, e continuado em A mão feliz (1913). São obras que se equivalem, quanto ao clima expressionista, a certos aspectos do teatro de Strindberg.

Em Pierrot lunaire o expressionismo é só musical, pois os textos são do simbolista belga Albert Giraud. Apesar do contexto tradicionalista, a obra, ciclo melodramático para voz e sete instrumentos, dá a sensação de ruptura total. O emprego do canto falado é sistemático. A técnica contrapontística, já presente em obras anteriores, se liga de maneira insólita ao atonalismo, e o princípio de variação é sistematizado no acompanhamento instrumental. Superando os textos simbolistas de Giraud, Schönberg produziu obra originalíssima. O aspecto de delírio não é decadentista, mas de teor quase apocalípti co.


Quadros e desenhos de Arnold Schönberg

Comentários

Mensagens populares