Confidências e Desabafos de Savarin (70)

Regresso ao Campo

De volta ao mundo urbano/rural ou rural/urbano, saboreio uma deliciosa infusão, produto do alegre convívio dos aromas e sabores do hibisco, da maçã, da casca de fruto da roseira brava, da baunilha e de essência de rum. Se adicionasse rum genuíno, obteria um excelente punch. A bebida acompanhou umas fatias de tarte de salmão marinado, queijadas de laranja, bolo rei e tronco de Natal, que sobraram da celebração do Dia de Reis...
Há tempos deixei aqui uma receita de tarte de salmão fumado com massa folhada. Na confecção do presente objecto de degustação procedi de modo semelhante, mas usei gravlax e massa quebrada em substituição do salmão fumado e da massa folhada.

A propósito do salmão marinado devo confessar que o melhor do IKEA, não são os móveis, nem toda a demais parafernália de objectos para o o lar. O melhor do IKEA é a loja sueca onde se pode adquir gravlax por um preço muito acessível [ norueguês e não irlandês, mas aquela quantidade por aquele preço, esperavam o quê? ] bem assim como carne de rena fumada, pão ártico e doces de bagas silvestres, de cloudberry - amora ártica- por exemplo.

Como está frio e é Sábado nada como um punch para aquecer uma bela sesta...

Punch de Rum

Ingredientes:


7,5 de rum
500 gr de açúcar
1 l de chá preto
canela e limão q.b.

Preparação:

Aquecer o chá com o açúcar, adicionar o rum, o vidrado de casca de limão e a canela.
Quando ferver apagar e flamejar a mistura. Deixar extinguir as chamas e servir bem quente com uma rodela de limão por dose.

Punch com vinho do Porto

Ingredientes:

1l de vinho do Porto
2,5 dl de brandy
1 cravinho
250 gr de açúcar amarelo
3 limões

Preparação:

Aquecer o vinho do Porto com o açúcar, o cravinho e o vidrado da casca de um dos limões. Quando fizer espuma coar. À parte aquecer o brandy e deitar na terrina onde será servido o punch.
Juntar o vinho do Porto quente, flamejar, deixar apagar por si e servir com uma rodela de limão por dose.

Comentários

Mensagens populares