Persuasão, Propaganda e Manipulação


A análise dos discursos e das atitudes da generalidade dos representantes da política institucionalizada - embora, a política seja um campo muito mais vasto do que as arenas partidárias - leva-me a pensar, que os referidos políticos adoptaram as recomendações de Hitler, veiculadas na obra A Minha Luta, a seguir transcritas:

A maior parte das pessoas é pouco inteligente, por isso a propaganda deve consistir em alguns pontos expressos em algumas palavras simples, repetidas de novo e de novo até que mesmo os mais estúpidos as conheçam. Nas grandes mentiras há sempre uma certa força de credibilidade. As massas são mais facilmente vítimas de uma mentira grande do que de uma pequena, porque elas próprias, muitas vezes, usam pequenas mentiras, mas ficariam envergonhadas de tentar uma grande. Uma mentira deixa sempre traços atrás de si, mesmo depois de se ter descoberto que é uma mentira. (...)
Toda a propaganda deve ser tão popular e de tal nível intelectual que mesmo os mais estúpidos de entre aqueles a que é dirigid a possam compreender. Portanto, o nível intelectual da propaganda deverá ser tanto mais baixo quanto maior for o número das pessoas que vão ser influenciadas por ela.

Comentários

Mensagens populares