Agosto também é tempo de pastorear o ser

A partir de amanhã, Digitalis vai pastar ou melhor, apascentar ou pastorear o ser, por aqui, por ali e por mais além, durante uma breve temporada.
Quem é Digitalis, vulgo Dedaleira, ou com maior rigor, Digitalis purpurea?- perguntam os incautos leitores deste caderno de apontamentos eivado de desconcertado diletantismo, revelador do estado aleatório das sinapses de quem o produz.

A acreditar em Jan Volák e Jiri Stodola, é uma :

Planta herbácea bienal com caule alto, erecto e terminado por um belo cacho de flores violetas. No primeiro ano apenas se forma uma roseta de folhas; no segundo, a haste que suporta a inflorescência. As flores são grandes, campanuladas, violeta ou brancas, maculadas de violeta no interior. O fruto é uma cápsula. É uma espécie dos prados e florestas, também das clareiras, sobretudo em regiões montanhosas. É também uma planta ornamental muito apreciada e frequentemente cultivada nos jardins; para a produção farmacológica, é cultivada nos campos.
São colhidas as folhas, arrancadas ou cortadas durante o primeiro e o segundo ano de cultivo, com tempo quente e seco. As folhas secas devem ter uma percentagem de humidade tão baixa quanto possível (cerca de 3%) para que as substâncias activas não sejam degradadas pelos processos enzimáticos. Deixa-se que murchem durante 24 horas à temperatura ambiente, depois são submetidas a uma temperatura mais elevada, até 70º C. Contêm importantes glicósidos com acção cardíaca, os purpureaglicósidos A e B, fixados num composto açucarado e susceptíveis de serem divididos. Toda a produção deve ser tratada pela indústria farmacêutica, fornecendo a planta importantes remédios cardíacos que só podem ser usados sob vigilância médica. São prescritos no caso de falhas cardíacas, para diminuir a pulsação, regularizar uma actividade cardíaca arrítmica ou insuficiente, assim como em casos de hipertrofia cardíaca. As substâncias à base de dedaleira são também diuréticas e têm a propriedade de se acumular no organismo.

Época de floração: Junho-Agosto
Colheita: folhas Agosto; segundo ano Junho-Agosto.

Plantas Medicinais, (Lisboa, Editorial Inquérito, 1990), p. 145

Diz, ou pelo menos concorda, Júlio Guimarães, já que é o responsável pela coordenação do folheto, sobre o mesmo tema:

A digitalis é um poderoso diurético que produz óptimo resultado na hidropsia. Para isso prepara-se uma infusão de 5 gramas de folhas por um litro de água fervente.
Bebam-se 3 chávenas por dia.
Para obter um efeito especial sobre o coração, necessitam-se 5 gramas de folhas em infusão num litro de água, côar e beber três chávenas por dia.
Devemos advertir que a digitalis é um veneno perigoso, e o seu emprego deverá ser vigiado, com muita atenção pelo médico.

Ou seja, meus amigos, desconfiem sempre quando alguém vos quiser oferecer um chá de dedaleira... ATÉ PORQUE A DOSE TERAPÊUTICA ESTÁ MUITO PRÓXIMA DA DOSE LETAL! COMER QUALQUER PARTE DA PLANTA PODE SER FATAL!

Júlio Guimarães (Coordenação), A Saúde pelas Plantas, (Lisboa, Livraria Barateira, s/d), 2ª parte, p.4.


Comentários

Anónimo disse…
dedaleira humm falar desse nome me da um gostinho de vingança...
Nao tenho ainda a total coragem de usar...
Mais esse veneno paresse ser uma delicia para meus inimigos ....
Viii falar muito dele agora na novela de alma gemea...
rsrsrsrsrsr!!!

Mensagens populares