Filosofia do tempo
Para Platão o tempo que foge é o tempo das coisas, a genesis, o devir, enquanto que o tempo que permanece acede ao pensamento sob a forma de imagem móvel da eternidade. Chronos, o tempo opõe-se a Aiôn, a eternidade. Chronos designa a duração curta, o momento, o lapso de tempo; Aiôn representa a duração longa, a época, aquilo que permanece em relação ao que foge.
Aristóteles instaurou o conceito metafísico do tempo: o tempo é essencialmente o agora, o intervalo entre o que já não é e o que ainda não é; a soma destes intervalos constitui a sucessão de um tempo linear indo do passado ao presente e do presente ao futuro. Oconceito de tempo, pensado a partir do ser, não é mais do que uma série de pontos presentes, uma série de instantes.
Para Platão o tempo que foge é o tempo das coisas, a genesis, o devir, enquanto que o tempo que permanece acede ao pensamento sob a forma de imagem móvel da eternidade. Chronos, o tempo opõe-se a Aiôn, a eternidade. Chronos designa a duração curta, o momento, o lapso de tempo; Aiôn representa a duração longa, a época, aquilo que permanece em relação ao que foge.
Aristóteles instaurou o conceito metafísico do tempo: o tempo é essencialmente o agora, o intervalo entre o que já não é e o que ainda não é; a soma destes intervalos constitui a sucessão de um tempo linear indo do passado ao presente e do presente ao futuro. Oconceito de tempo, pensado a partir do ser, não é mais do que uma série de pontos presentes, uma série de instantes.
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