Da Voluptuosidade (16)
Volúpia Barroca:
Peter Paul Rubens, Retrato de Susanna Fournent ("Le chapeau de paille"), c. 1622-25
óleo, 311/16 x 211/4 in (79 x 54 cm)
National Gallery, Londres
"Encantam-me [...] a cor e as carnações de Rubens em que se sente a perfeição da forma e a macieza da pele."
"Os seus quadros falam claro, através da sua côr quente das suas fisionomias expressivas, da materialidade das suas concepções. Rubens foi um homem feliz.A sua arte, reflexo da sua vida, é um canto de agradecimento à Natureza forte e sadia em que se inspirou."
Egas Moniz exaltou ainda "a opulência e a riqueza pagâ dos quadros de Rubens em que a carne palpita e a linha se espreguiça."
Egas Moniz, Ao Lado da Medicina, (Lisboa, Livraria Bertrand, 1940), pp.74, 195 e 347.
Volúpia Barroca:
Peter Paul Rubens, Retrato de Susanna Fournent ("Le chapeau de paille"), c. 1622-25
óleo, 311/16 x 211/4 in (79 x 54 cm)
National Gallery, Londres
"Encantam-me [...] a cor e as carnações de Rubens em que se sente a perfeição da forma e a macieza da pele."
"Os seus quadros falam claro, através da sua côr quente das suas fisionomias expressivas, da materialidade das suas concepções. Rubens foi um homem feliz.A sua arte, reflexo da sua vida, é um canto de agradecimento à Natureza forte e sadia em que se inspirou."
Egas Moniz exaltou ainda "a opulência e a riqueza pagâ dos quadros de Rubens em que a carne palpita e a linha se espreguiça."
Egas Moniz, Ao Lado da Medicina, (Lisboa, Livraria Bertrand, 1940), pp.74, 195 e 347.
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