Da Voluptuosidade (1)

De como se deve tratar a Voluptuosidade, segundo S.Francisco de Assis

"3. Com toda a austeridade se vigiava constantemente a si mesmo, pondo o máximo cuidado em conservar a pureza da alma e do corpo. Já nos primórdios da sua conversão lhe acontecera ter de se lançar em pleno Inverno numa poça cheia de água gelada, para conseguir dominar por completo o inimigo que todo o homem traz dentro de si, e para preservar do incêndio da voluptuosidade o vestido branco da inocência. Para um homem espiritual, é muito mais fácil suportar o frio no corpo do que o mais ligeiro ardor carnal.

4. Estava o Santo a orar certa noite na sua pequena cela, junto do ermitério de Sartiano, quando o antigo inimigo veio ter com ele, chamando-o três vezes:
- Francisco! Francisco! Francisco!
- Que é que queres? - perguntou o Santo.
E o demónio, na sua velha astúcia:
- Não há no mundo nenhum pecador a quem Deus não perdoe, se se converter; mas quem se matar pela dureza da penitência, esse é que nunca jamais alcançará misericórdia.
Mas logo o homem de Deus reconheceu por divina revelação a cilada do inimigo, que pretendia dessa maneira aliciá-lo à boa vida. Abriu-lhe os olhos o que aconteceu em seguida. Logo após o citado diálogo, por instigação daquele cujo sopro faz arder as brasas (11), viu-se Francisco a braços com uma violenta tentação carnal. Amante como era da castidade, logo que deu conta, tirou a roupa e começou a chicotear-se violentamente com uma corda, ao mesmo tempo que dizia:
- Anda, irmão asno! Assim é que tu deves estar! Assim é que deves apanhar! A túnica é um hábito religioso, um símbolo de santidade; um vicioso não tem direito de a roubar! Se queres ir onde pensas, vai assim como estás!
Mas não ficou por aí. Num ímpeto de fervor de espírito, sai da cela e vai para o jardim e rebola na grossa camada de neve o corpo nu. Depois molda com as mãos sete bonecos de neve, põe-se diante deles e interpela o irmão asno:
- Aí tens! Este maior é a tua mulher; estes quatro são dois filhos e duas filhas; os outros dois são o criado e a criada - porque não podes passar sem criados! Anda! Vai vesti-los, senão morrem de frio! Mas se te aborreces de tanta solicitude que eles precisam, então empenha toda a tua solicitude em servir só a Deus.
O tentador, vencido, bateu em retirada; e o santo regressou à sua cela vitorioso. O frio exterior a que se submetera como castigo extinguira o fogo interior da concupiscência, de tal forma que nunca mais sentiu tentações desse gênero.Certo Irmão que a essa hora ainda se encontrava em oração, presenciou todo o espectáculo, graças à claridade do luar. Sabendo disso o homem de Deus, contou-lhe o drama da tentação que tivera, e pediu-lhe que enquanto ele vivesse não contasse esse episódio a ninguém."

(11) Job 41, 12.569"

5. Ensinava ele que não basta destruir os vícios e reprimir os ímpetos da carne: mais que isso, era preciso vigiar muito cuidadosamente os sentidos exteriores, pelos quais pode entrar a morte para a alma. Mandava evitar com todo o cuidado o trato familiar, as conversas e o olhar para mulheres, que para muitos são ocasião de ruína; "intimidades dessas, afirmava ele, perdem muitas vezes os espíritos fracos, e outras vezes enfraquecem os fortes. A não ser para um espírito muito bem formado, não é mais fácil falar-lhes sem se ser contaminado do que andar sobre fogo sem queimar os pés (12), como diz a Escritura". E ele dava o exemplo: desviava os olhos para não verem essa vaidade (13). De tal modo que, como confidenciou uma vez a um companheiro, praticamente não conhecia de vista quase nenhuma mulher (14). Não é prudente, pensava ele, captar as imagens dessas formas femininas, que podem reavivar a fogueira duma carne indómita ou macular a alvura duma alma inocente. Afirmava mesmo que falar a uma mulher era um sintoma de frivolidade, a não ser em confissão ou para lhe dirigir breves palavras de exortação, tendo em conta o bem da sua alma e o conveniente decoro. "Que assuntos é que um religioso terá a tratar com uma mulher, a não ser quando ela pede para receber o sacramento da Penitência ou algum conselho para viver melhor? Quando alguém está muito seguro de si, não liga tanto ao inimigo; e o demónio é daqueles que quando se lhes dá a mão, agarram logo o braço).

6. Quanto à ociosidade, considerava-a como a sentina de todos os maus pensamentos, que a todo o custo se devia evitar, mostrando com o seu exemplo como domar a carne rebelde e preguiçosa com contínuas disciplinas e trabalhos úteis (15). Chamava ao corpo o "Irmão asno", dando a entender que era preciso carregá-lo bem, açoitá-lo melhor e tratá-lo mal."

(12) Pr 6, 28.
(13) SI 118, 37.
(14) Duma ou outra reteria certamente as feições e com grande alegria de coração. Celano menciona Clara e Jacoba de Settesoli (cf. 2 C 112).
(15) Não forçosamente trabalhos manuais. O Poverello sabia respeitar todas as vocações. Chega mesmo a enumerar quatro ocupações no viver quotidiano dos irmãos: a oração, a pregação, o trabalho e a mendicância.


S.Boaventura, "Legenda Maior - S. Boaventura" in S. Francisco de Assis, Fontes Franciscanas, Editorial Franciscana, Braga, 1982, pp.568-569

Comentários

Mensagens populares