O que faz de um objecto uma Obra de Arte?
Joseph Beuys

Na mesma revista, de onde transcrevi o artigo sobre Velazquez, há também um texto sobre um dos maiores artistas plásticos do século XX Joseph Beuys, da autoria de Norval Baitello JR. onde se narra a seguinte situação :

"A BANHEIRA"

Na cidade de Leverkusen­- Altenrath, R. F. Alemanha, no ano de 1973, em uma festa do Partido Social De­mocrata (SPD), realizada no Museu Schloss Mors­broich, necessitavam as damas organizadoras da festividade de um recipiente para lavar os copos de cerveja. Após alguma bus­ca, foi encontrada nó de­pósito do museu uma pe­quena banheira de bebê, antiga, com faixa usada para enrolar o umbigo de recém-nascidos, curativos, uma bolota de gordura e creme de vaselina. Não vacilaram em limpar a ba­nheira de todo aquele lixo, sem ao menos de longe imaginar que viriam a ser processadas por destruir uma obra do famoso Jo­seph Beuys, pela qual te­riam que pagar na justiça a bagatela de 80 mil mar­cos alemães (hoje aproxi­madamente 40 mil dóla­res).
Beuys a identificara com sua pró­pria banheira quando be­bê e resolvera reconstruir sua própria história, a partir dos objetos relacio­nados com esta fase de desenvolvimento do re­cém-nascido. Novamente aparece a importância dos materiais imediatamente associados ao nascimento - ao umbigo: o algodão da faixa, a faixa em si, o creme de vaselina, a ba­nheira, todos eles impor­tantes objetos na transmis­são e/ou na conservação
do calor. E por último, o material não diretamente associado ao nascer, o bloco de gordura, para Beuys e sua história, signi­fica o renascer.


Norval Baitello JR, "Joseph Beuys,"Galeria, 17, (1989), 111-112

Comentários

Mensagens populares